Os erros de medicação são o objeto de estudo desta pesquisa. A mesma objetivou conhecer a percepção de trabalhadores de enfermagem acerca dos erros na administração de medicamentos relacionados à segurança do paciente neonatal e pediátrico.
Essa Dissertação surgiu de um trabalho já iniciado na graduação, em que sentimos a necessidade de um aprofundamento sobre o tema com toda a equipe de enfermagem da unidade Neonatal e Pediatria, pois realizamos o estudo somente com os Enfermeiros, e nessa segunda faze incluímos os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem das referidas unidades. Comparando assim saberes e entendimentos sobre a Segurança do Paciente na administração de medicamentos em pacientes neonatais e pediátricos.
Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e posteriormente transcritas, analisadas pela técnica de Análise Temática. Foi realizado uma pré-análise, agrupamento de falas e elaboração de unidades de registro. Os dados foram codificados, agrupados por semelhanças e diferenças, após organizados em categorias, foram selecionadas as falas mais significativas para análise e busca de autores para dar suporte a análise.
Teve como contexto a Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN) e a Unidade de Pediatria (UP) de um Hospital Universitário (HU) no Sul do Brasil. O HU tem como campo de atuação o ensino, a pesquisa, a extensão e a assistência à saúde. É um hospital de grande porte, com 205 leitos, todos os pacientes são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É referência no atendimento materno-infantil, HIV/AIDS e traumatologia, constituindo-se em um campo de atividades práticas para acadêmicos de enfermagem, medicina, psicologia e educação física.
Esse estudo nos mostrou que o tema Segurança do Paciente Neonatal e Pediátrico na administração de medicamentos é complexo e polêmico e que tem muito ainda que ser pesquisado, pois os profissionais por terem medo de sanções, punições, muitas vezes se veem numa situação muito difícil, em que são omitidos os erros.