Escolas Indígenas e Políticas Interculturais no Nordeste Brasileiro

Escolas Indígenas e Políticas Interculturais no Nordeste Brasileiro Max Maranhão Piorsky Aires (Org.)


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Escolas Indígenas e Políticas Interculturais no Nordeste Brasileiro





A antropologia (e outros setores das ciências humanas), a partir das últimas três décadas, está cada vez mais alerta a esses processos. Debates sobre as etnicidades dos povos indígenas têm passado quase que invariavelmente pelo ambiente escolar indígena. O presente livro é, sem dúvida, de valor inestimável para o debate em torno deste tema na medida em que sistematiza um amplo conjunto de conhecimentos provenientes tanto de trabalhos de campo sistemáticos quanto de agência de antropólogos, educadores ou, enfim, profissionais que, em suas atividades em áreas indígenas, se depararam com (e, em certos casos, ajudaram a fomentar) discussões acerca da formação e do papel de escolas diferenciadas.
Do conjunto de textos reunidos nesta estimulante obra, destacam-se muitos tópicos de primeira importância para reflexões em torno da educação indígena no nordeste e leste do Brasil: a importância da cultura (e seu reavivamento nos processos de etnicidade) e as agências (de Estado e outras, como ONGs etc) envolvidas nos processos concretos ao lado dos mais variados atores sociais - como os próprios antropólogos, lideres indígenas, educadores, professores e alunos indígenas que se entrelaçam nas tramas aqui apresentadas, fazendo deste um livro pioneiro e indispensável a quem quer conhecer ou se aprofundar no assunto.
Rodrigo de Azeredo Grünewald

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