Escrevo o Que Eu Quero

Escrevo o Que Eu Quero Steve Biko


Compartilhe


Escrevo o Que Eu Quero (Temas #21)


Seleção dos Principais Textos do Líder Negro




Este livro reúne os escritos mais importantes de Steve Biko, herói do movimento de libertação do povo da África do Sul, que em 1977 foi torturado e assassinado pela polícia sul-africana.

Por sua apaixonada defesa da solidariedade entre os negros, Steve Biko foi chamado de Pai do Movimento de Consciência Negra. Sua lucidez é ainda mais admirável dentro do contexto da sociedade sul-africana, baseada no apartheid - um sistema estruturado de modo a levar o negro se convencer de que ele não vale nada, de que é um ser inferior. O grande mérito de Steve Biko é que, tendo nascido nessa situação, ele não a aceitou - e não só para si mesmo, mas não a aceitou, ativamente, para todo o seu povo, conclamando-o a reconhecer o valor da negritude.

Os texto aqui publicados, que foram contrabandeados para fora do país, são artigos, cartas, entrevistas, trechos do seu julgamento. Neles, Biko denuncia a tática de "dividir para conquistar" utilizada pelo estado de apartheid para manter a maioria negra sob seu jugo. Ele argumenta ainda em favor de uma reavaliação global da história de seu país, que devolva aos negros o senso de sua dignidade e da riqueza de sua cultura.

Sem fazer apelo à violência, Biko conclama seu povo a uma estratégia militante de libertação que não seja direcionada nem limitada pela tutela dos brancos liberais. O título de seus escritos, dado por ele mesmo - Escrevo o que eu quero - é bem representativo desse espírito: eu escrevo aquilo que EU quero, e não aquilo que o sistema do apartheid quer que eu escreva: eu penso e ajo como EU quero e não como eles pretendem que eu pense e aja.

No Brasil, onde quase 50% da população é de origem negra ou mestiça, a leitura atenta desses textos é indispensável para todos aqueles que almejam uma sociedade mais justa.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Escrevo o Que Eu Quero

Similares


Estatísticas

Desejam14
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 11
5
ranking 55
55%
4
ranking 27
27%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Sodalita
cadastrou em:
12/11/2012 14:44:08
Uska
editou em:
06/03/2017 21:13:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR