Esopo - fábulas completas

Esopo - fábulas completas Esopo


Compartilhe


Esopo - fábulas completas





Dentro do projeto de publicar clássicos da literatura mundial, a Cosac Naify apresenta mais um material - 383 fábulas atribuídas a Esopo traduzidas diretamente do grego por Maria Celeste C. Dezzotti, professora da Unesp, que propôs uma maneira completamente original de organizar a obra. A tradutora optou por utilizar como fontes a compilação do editor Émilie Chambry - tida como referência - e acrescentar a do também editor Ben Perry, mais atual e completa que a anterior. Com isso, somam-se 26 fábulas ao corpus comumente usado. Outra novidade proposta pela tradutora é a disposição da moral, que vem separada da narrativa para deixar claro o seu caráter de argumentação - e não de conduta ou comportamento, como se convencionou atribuir às fábulas. A editora convidou o jovem artista Eduardo Berliner para também renovar a interpretação pictórica das fábulas, dispostas nesta edição em ordem alfabética.

Ao incorporar a ideia de que os textos trazem animais metaforizando homens, Berliner misturou partes dos corpos de animais e de humanos, em situações tão irônicas e perturbadoras quanto as narradas no texto. Em nanquim preto, as ilustrações dividem espaço com as fábulas impressas em vermelho, dispostas cada uma em uma página, como se a proposta fosse oferecer ao leitor um texto por dia. Esse conceito é reforçado pelo tamanho do livro, de proporções pequenas e confortáveis para a leitura. Esta edição revisita as fábulas gregas em uma experiência de leitura completamente nova. É, ao mesmo tempo, uma referência acadêmica e uma ótima porta de entrada para se deliciar com os tão conhecidos animais de Esopo.

Fábula / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (14)

ver mais
Fábulas
Fábulas
200 FÁBULAS DE ESOPO
Esopo - fábulas completas

Similares

(10) ver mais
Fables
Fábulas Cruéis
Antologia Fantástica da Literatura Antiga
Só os Animais Salvam

Resenhas para Esopo - fábulas completas (23)

ver mais
on 17/3/11


Esse livro não foi uma leitura escolhida por mim e sim foi uma leitura obrigatória para escola. Peguei o livro sem muitas expectativas – nunca tenho expectativas para livros da escola – mas o inicio dele me surpreendeu bastante. As fábulas são uma critica aos humanos, e são lições de vida também. Falam sobre todos os pecados do homem e tudo de ruim que ele pode cometer. A grande parte, é que elas são contadas como animais. Os animais tomam o lugar dos seres humanos. Acho que para vermo... leia mais

Estatísticas

Desejam132
Trocam13
Avaliações 3.9 / 860
5
ranking 34
34%
4
ranking 29
29%
3
ranking 30
30%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

36%

64%

Cesar
cadastrou em:
30/01/2014 15:56:23
Jamil Neto
editou em:
22/01/2019 02:33:17