Estatística - Teoria e Aplicação

Estatística - Teoria e Aplicação David M. Levine...


Compartilhe


Estatística - Teoria e Aplicação


Usando MS Excel em Português




Mais de uma geração no passado, progressos no “processamento de dados” acarretaram novas oportunidades no mundo dos negócios, inicialmente informatizados de maneira centralizada e posteriormente proliferadas por meio dos computadores de uso pessoal. Nasceu a Era da Informação. A Ciência da Computação passou a ser mais do que um mero complemento para um currículo na área da Matemática, e emergiram novos campos inteiros de estudos, tal como o Sistema de Informação.
Mais recentemente, outros avanços no campo da Tecnologia da Informação foram combinados com técnicas de análises de dados de modo a criar novas oportunidades naquilo que está mais próximo de ciência de dados do que processamento de dados ou ciência da computação. O mundo da estatística empresarial cresceu ainda mais, esbarrando em outras disciplinas. E, em uma reprise de algo que ocorreu uma geração no passado, emergiram novos campos de estudo, desta vez com nomes, como informática, análise de dados e ciência da tomada de decisão.
Essa era de mudanças faz com que seja ainda mais crítico aquilo que é ensinado na estatística empresarial e o modo como é ensinado. Esses novos campos de estudo compartilham, conjuntamente, a estatística como uma base para futuros ensinamentos. Estamos acostumados a raciocinar em termos de mudanças, do mesmo modo que a busca de meios para melhorar continuamente o ensino da estatística empresarial tem sempre norteado nossos esforços. Participamos diligentemente das conferências do Decision Sciences Institute (DSI), da American Statistical Association (ASA) e do Making Statistics More Effective in Schools and Business (MSMESB). Utilizamos os relatórios GAISE (Guidelines for Assessment and Instruction (GAISE) da ASA e combinamos esses relatórios com nossas experiências no ensino da estatística empresarial para um corpo diversificado de estudantes em várias universidades de grande porte.
O que ensinar e como ensinar são perguntas particularmente significativas que se fazem durante o período de mudanças. Como uma equipe de autores, trazemos uma coletânea singular de experiências que acreditamos que nos ajude a encontrar a perspectiva apropriada para equilibrar o velho e o novo. Nosso principal autor, David M. Levine, foi o primeiro educador, juntamente com Mark L. Berenson, a criar um livro didático sobre estatística empresarial, que discutia o uso de softwares de estatística, e incorporou “resultados sob a forma de planilhas e gráficos” como ilustrações — apenas o primeiro de muitas inovações em termos de ensino e currículo ao longo de seus muitos anos de ensino da estatística empresarial. Nosso segundo autor, David F. Stephan, desenvolveu cursos e métodos de ensino em sistemas informatizados e mídia digital durante a revolução das informações, criando, e depois lecionando, em uma das primeiras salas de aula com computadores de uso pessoal em uma grande escola de administração em seu caminho. Bem cedo em sua carreira, ele introduziu aplicações com planilhas de cálculo para uma audiência formada pelo corpo docente de uma faculdade de estatística empresarial que incluía David Levine, uma apresentação que veio a resultar na primeira edição deste livro. Nossa mais nova coautora, Kathryn A. Szabat, ofereceu consultoria a várias comunidades empresariais e não empresariais. Sua formação em estatística e pesquisa operacional, bem como suas experiências interagindo com profissionais na prática, serviram para orientá-la, como chefe de departamento, no desenvolvimento de um novo departamento acadêmico interdisciplinar, Sistemas e Análises Empresariais, em resposta às atuais mudanças tecnológicas e orientadas para dados.
Nós três nos beneficiamos dos nossos muitos anos de magistério em cursos de graduação e matérias relacionadas à administração de empresas, e da diversidade de interesses e esforços dos nossos antigos coautores, Mark Berenson e Timothy Krehbiel. Estamos satisfeitos em oferecer as inovações e o novo conteúdo que estão relacionados, item a item, na próxima seção. Do mesmo modo que em edições anteriores, nos orientamos nos seguintes preceitos fundamentais de aprendizado:

• Ajudar os alunos a ver a relevância da estatística para suas respectivas carreiras, proporcionando exemplos extraídos das áreas funcionais em que possam estar se especializando.
• Enfatizar a interpretação de resultados estatísticos em detrimento de cálculos matemáticos.
• Proporcionar aos alunos ampla prática no entendimento sobre como aplicar a estatística no mundo dos negócios.
• Familiarizar os alunos com o modo de utilizar softwares de estatística para auxiliar na tomada de decisões no âmbito empresarial.
• Proporcionar aos alunos instruções claras no que se refere ao uso de aplicações estatísticas.


(M. xxi-xxii)
M., LEVINE, D., STEPHAN, F., SZABAT, A.. Estatística - Teoria e Aplicações usando MS Excel em Português, 7ª edição. LTC, 07/2016. VitalBook file.
A citação fornecida é uma diretriz. Verifique a exatidão de cada citação antes de usar.

Matemática

Edições (3)

ver mais
Estatística - Teoria e Aplicação
Estatística: Teoria e aplicações
Estatística: Teoria e Aplicações

Similares


Estatísticas

Desejam6
Trocam2
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

32%

68%

Ricardo
cadastrou em:
14/06/2017 12:35:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR