Estojo James Joyce - Um retrato do artista quando jovem e Epifanias

Estojo James Joyce - Um retrato do artista quando jovem e Epifanias James Joyce


Compartilhe


Estojo James Joyce - Um retrato do artista quando jovem e Epifanias





Um retrato do artista quando jovem descreve o desenvolvimento intelectual e artístico do personagem Stephen Dedalus ao longo dos anos de sua infância e juventude. Embora o romance se baseie em episódios e personagens da vida de James Joyce, Stephen Dedalus não é James Joyce. E Um retrato não é um biografia ou uma autobiografia de James Joyce. Enfim, Um retrato é, para todos os efeitos, uma obra de ficção. E permanece como uma das obras centrais do modernismo literário de língua inglesa.

Joyce costumava tomar nota de cenas e episódios, breves e independentes, que chamou de “epifanias”. Em Epifanias estão reunidos os 40 desses esboços que chegaram até nós, com o texto original e sua tradução apresentados lado a lado. O livro é enriquecido por um ensaio da especialista italiana Ilaria Natali sobre a forma como Joyce aproveitou algumas dessas epifanias nos livros Um retrato do artista quando jovem, Ulisses e Finnegans Wake. Um conjunto de fotos de Dublin, feitas pela fotógrafa americana Lee Miller em 1946, para a revista Vogue, ilustram a edição.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Estojo James Joyce - Um retrato do artista quando jovem e Epifanias

Similares

(3) ver mais
Retrato do Artista Quando Jovem
Dublinenses / Retrato do Artista Quando Jovem
Um Retrato do Artista Quando Jovem

Resenhas para Estojo James Joyce - Um retrato do artista quando jovem e Epifanias (1)

ver mais
Tradução faz toda a diferença
on 28/11/18


Edição linda e bem feita em todos os aspectos, a humildade e cuidado do tradutor responsável pelo projeto nos faz repensar as edições já feitas desses e outros livros de Joyce no país, não é preciso sofisticação nem concretismos, faço aqui meu pedido para que a editora siga publicando outros livros de Joyce, Música de Câmara, Stephen Herói (ainda que bem traduzido e editado pela Hedra), Finnegans' Wake e Ulisses. A L&PM publicou Um retrato do artista quando jovem, mas a tradução ficou ... leia mais

Estatísticas

Desejam31
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Adriana Scarpin
cadastrou em:
07/06/2018 17:27:30