Estudos recentes na área da Psicologia da Educação Matemática vêm ampliando a base de dados e reflexões sobre como a criança desenvolve a compreensão de conceitos matemáticos dentro e fora da escola, quais as dificuldades que enfrenta e qual a melhor forma de proporcionar oportunidades para a aquisição e desenvolvimento desse conhecimento. Ao reunir quatro artigos sobre alguns desses estudos, temos como objetivo principal colocar à disposição de professores e professoras do primeiro grau conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento da criança e suas dificuldades ao lidar com os tópicos matemáticos de razão, proporção, função e álgebra. A partir dos resultados desses estudos, sugerimos atividades em sala de aula que podem contribuir para a construção de conhecimentos matemáticos sólidos pelo aluno. Aqueles que acreditam que a Educação Matemática é um processo de interação constante entre alunos e professor, encontrará neste livro material que poderá inspirar o planejamento de atividades que proporcionarão a oportunidade de descobrir relações, resolver problemas e aprender novas formas de representar mais eficientemente suas concepções.