Eu

Eu Augusto dos Anjos


Compartilhe


Eu





Publicado em 1912, Eu seria o único livro de Augusto dos Anjos. Os 58 poemas aqui reunidos causaram enorme estranhamento no ambiente literário do início do século XX e permanecem ainda hoje como exemplares de uma poesia bastante insólita.

Frutos de uma singular aliança entre tendências literárias e filosóficas do período, os poemas de Eu são tributários do cientificismo positivista do século XIX, do formalismo parnasiano, do misticismo simbolista - vazado pelas doutrinas espirituais do Oriente, que o poeta empresta de Schopenhauer, junto do pessimismo a respeito das coisas humanas - e das ideias do Naturalismo, que reduzem o homem a seus aspectos biológicos e temperamentais. Anti-idealista, corrosiva e impiedosa na consideração dos destinos humanos, a poesia de Augusto dos Anjos, considerada doentia por muitos de seus contemporâneos, sobreviveu ao século XX muito melhor do que a de autores celebérrimos durante a vida do poeta, como Olavo Bilac e Raimundo Correa.

Literatura Estrangeira / Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (27)

ver mais
Eu e outras poesias
Eu e Outras Poesias
Eu
Eu e Outras Poesias

Similares

(18) ver mais
O Mundo como Vontade e como Representação
Brinde Noturno & Outros Poemas
Vida e poesia de Augusto dos Anjos: para crianças, jovens e adultos
Cantáteis

Resenhas para Eu (42)

ver mais
on 2/3/13


Augusto é dos grandes. Com uma capacidade única de manter o padrão clássico da métrica e da rima enquanto dessacraliza a poesia tradicional, ele é um monstro dos versos. Em Eu e outras poesias vemos a repetição e afirmação de temas de sua obra. A morte inevitável, o materialismo em dualidade simbolismo, seu vocabulário científico e seu onipresente pessimismo. Vários dos poemas são clássicos por si só e demonstram a genialidade dele que, não é de se espantar, é quase inclassificável.... leia mais

Vídeos Eu (1)

ver mais


Estatísticas

Desejam251
Trocam33
Avaliações 4.3 / 2.256
5
ranking 55
55%
4
ranking 28
28%
3
ranking 13
13%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Gabriel George
cadastrou em:
27/09/2012 20:59:42
Felipe
editou em:
25/12/2015 14:28:26