Evolução dos estudos de Segurança Internacional

Evolução dos estudos de Segurança Internacional Barry Buzan...


Compartilhe


Evolução dos estudos de Segurança Internacional (Paz, Defesa e Segurança Internacional)





Este livro trata de uma das subáreas mais importantes da matéria Relações Internacionais, os ESI, sigla para Estudos de Segurança Internacional. Situa o tema desde antes da Segunda Guerra Mundial, mas foca o período posterior, apresentando as transformações das concepções de segurança provocadas pelo conflito e, em seguida, pelo longo período caracterizado pela Guerra Fria.

Durante a maior parte dessa trajetória, os ESI continuaram sendo definidos por meio de uma agenda consideravelmente militar. Segundo os autores, somente a partir dos anos 1970, quando as relações entre as superpotências já estavam mais amadurecidas, o termo segurança voltou a seu significado original e a agenda de segurança internacional se estendeu, aos poucos, para além do enfoque político-militar.

O conceito-chave dos ESI, assim, migrou de defesa ou guerra para segurança, o que significou uma guinada crucial. Os estudos passaram a abranger um conjunto maior de questões políticas, incluindo a relação entre ameaças e vulnerabilidades militares e não militares. As complexidades decorrentes impuseram novos campos de pesquisa e novas perguntas definidoras do campo contemporâneo de RI, consubstanciadas em questões como: quando implantar, utilizar e não utilizar meios militares no novo contexto geopolítico?

Exemplo ainda da complexidade crescente enfrentada pelos estudos da área é atestado pelo fato de a segurança internacional ter se tornado um empreendimento muito mais civil do que fora no período anterior à Grande Guerra, pois bombardeios estratégicos e armas nucleares transcendem a expertise tradicional de combate militar, que passou a envolver também especialistas civis - de físicos e economistas a sociólogos e psicólogos.

Atentos a esse panorama multifacetado, Buzan e Hansen estabelecem neste livro um texto clássico, imprescindível para o desenvolvimento desse campo.

Política

Edições (1)

ver mais
Evolução dos estudos de Segurança Internacional

Similares

(6) ver mais
Paz e Guerra
Operações de Manutenção de Paz das Nações Unidas
Diplomacia e defesa na gestão Fernando Henrique Cardoso (1995-2002)
Securitização e política de exceção

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 9
5
ranking 44
44%
4
ranking 11
11%
3
ranking 22
22%
2
ranking 22
22%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Alexandre
cadastrou em:
04/03/2013 22:11:29
Carlos.Eduardo
editou em:
03/08/2018 23:49:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR