Evolução em quatro dimensões

Evolução em quatro dimensões Eva Jablonka...


Compartilhe


Evolução em quatro dimensões


DNA, comportamento e história da vida




O francês Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829) seria a última pessoa que alguém poderia pensar em chamar para salvar a teoria da evolução de Charles Darwin. Afinal, Lamarck acabou entrando para a história como o autor da teoria evolutiva errada, e “lamarckismo” virou sinônimo de engano para os biólogos. Isso porque sua teoria pregava a herança de caracteres adquiridos, quando Darwin mostraria corretamente que a evolução ocorre por meio da seleção natural de variações aleatórias.



Em Evolução em quatro dimensões, Eva Jablonka e Marion J. Lamb resgatam as ideias do maltratado naturalista francês. Segundo as autoras, o darwinismo hoje precisa de uma reforma, de uma nova síntese — e tal síntese passa pela incorporação do lamarckismo na teoria evolutiva. Descobertas da biologia molecular nos últimos cinquenta anos mostram que a evolução vai além da seleção de variações casuais nos genes.



As autoras identificam quatro “dimensões” na evolução – quatro sistemas de herança que desempenham um papel na evolução: a genética, a epigenética, a comportamental e a simbólica. Em todos esses sistemas ocorre alguma herança de caracteres adquiridos, novamente uma heresia lamarckista que Jablonka e Lamb incorporam ao repertório do darwinismo, não para derrubá-lo, mas para mostrar que há muito mais variação disponível para a seleção natural do que sonha a biologia.




Edições (1)

ver mais
Evolução em quatro dimensões

Similares


Resenhas para Evolução em quatro dimensões (3)

ver mais
Poderia fazer mais
on 11/4/11


Anti-darwinista, tem bastante por aí. Marion J. Lamb e Eva Jablonka fazem parte desse clube? Não. Mas quando as próprias autoras intitulam-se "lamarckistas", mesmo que não compartilhem do lamarckismo de Darwin ou do próprio Lamarck, é natural que confusões aconteçam. O livro tem uma estrutura peculiar, comum a um certo gênero de literatura: o diálogo. Nesse caso, as autoras discutem com "Ifcha Mitabra", "conjectura oposta" em aramaico, personagem que atua como advogado do diabo. Em al... leia mais

Estatísticas

Desejam26
Trocam1
Avaliações 4.0 / 27
5
ranking 29
29%
4
ranking 54
54%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

44%

56%

Pedro
cadastrou em:
13/03/2010 17:58:44

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR