Exercícios d

Exercícios d'alma Nilton Bonder


Compartilhe


Exercícios d'alma


A cabala como sabedoria em movimento




A intenção do autor está explícita no título da obra. "A alma é uma dimensão da nossa existência que não pode enferrujar; seu ‘sedentarismo’ se traduz em acomodação e conformismo, daí a imagem de uma alma que se exercita", explica. A idéia de provocar certo movimento no espírito levou Nilton Bonder a basear-se em textos judaicos e avançar em leituras variadas, muito além do judaísmo, para compor pequenos verbetes sobre temas tão diversos quanto liberdade, amor, paciência, tempo, dinheiro, puritanismo.

Exercícios d’alma é composto por ensinamentos específicos para cada dia do ano, mas a série de insights não começa em janeiro e sim em outubro, já que o livro baseia-se na noção de tempo do calendário judaico. A proposta é sugerir ao leitor uma leitura diária, de não mais do que cinco minutos, para induzi-lo a uma meditação sobre o assunto. Um exemplo: o tema liberdade, verbete de um dia, começa com uma citação de Bernard Shaw: "A liberdade significa responsabilidade. Esta é a razão pela qual a maioria das pessoas lhe tem horror." A partir dessa frase, Nilton Bonder discorre sobre o assunto de forma concisa e prática. Ao falar de puritanismo, cita Mencken: "O puritanismo é o medo aterrador de que alguém, em algum lugar, possa ser feliz." Entre tantas citações e idéias, o rabino incita questões e convida o leitor a participar do que define como "exercícios lúdicos capazes de nos despertar e transformar diariamente".

Edições (2)

ver mais
Exercícios d
Exercício D

Similares

(13) ver mais
A Cabala da Inveja
O Sagrado
A Alma imoral
Curativos para a alma

Estatísticas

Desejam5
Trocam1
Avaliações 3.4 / 9
5
ranking 11
11%
4
ranking 44
44%
3
ranking 33
33%
2
ranking 11
11%
1
ranking 0
0%

39%

61%

G
cadastrou em:
13/11/2012 23:34:15

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR