F

F Antônio Xerxenesky


Compartilhe


F





Livro finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e primeira seleção do Prix Médicis Étranger, F traz uma narradora desumana e violenta para um debate extraordinário sobre literatura, cinema e música.

O cineasta Orson Welles lançou sua obra-prima, Cidadão Kane, aos vinte e cinco anos. Com a mesma idade, Ana, a protagonista deste romance, planeja executar sua própria obra-prima: matar Orson Welles.

Assassina de aluguel conhecida pela sutileza na execução de seus serviços, Ana mata porque tem talento e ganha bem por isso – mas prefere trabalhos cujos alvos são pessoas de índole duvidosa. Não que isso faça diferença: ela não acredita que o mundo possa vir a ser um lugar melhor. O que importa, isso sim, é a arte – e, para Ana, matar é uma arte.

Em seu plano ambicioso para assassinar Welles, a jovem acaba se envolvendo em uma trama complexa que sai de seu controle. Perdida entre memórias do passado e alucinações do presente, ela não tem escapatória a não ser registrar no papel tudo o que acredita ser verdade.

Ambientado entre salas de cinema, discotecas e quartos minúsculos em Paris, Los Angeles e Rio de Janeiro, F é um romance feroz que celebra, de forma única, as fronteiras incontornáveis e fluidas entre realidade e ficção.

"Uma obra de arte corre sempre o risco de não ter sentido, mas ela não seria nada sem esse risco. Xerxenesky apostou alto com este fascinante romance, ao propor uma engenhosa combinação de amor e arte, amor ao cinema e paixão pelo crime. Um livro noir, escrito com coragem e genialidade."
Enrique Vila-Matas

Ficção / Literatura Brasileira / Romance policial

Edições (2)

ver mais
F
F

Similares

(6) ver mais
Areia nos Dentes
Marcha Fúnebre das Marionetes
A página assombrada por fantasmas
Todos nós adorávamos caubóis

Resenhas para F (20)

ver mais
Ótima premissa, execução fraca...

Adoro histórias ficcionais que utilizam de personagens e referências reais. É como se trouxessem algo de extraordinário para dentro da realidade. Entretanto, a leitura desse livro, em minha opinião, foi meio enfadonha, tanto por descrições extensas e sem propósito aparente, quanto pela superficialidade dos acontecimentos. A personagem, mesmo com um passado tortuoso, não conseguiu me alcançar como leitora. Achei ela, de alguma forma, pretensiosa e superficial em suas questões. Acho qu... leia mais

Vídeos F (1)

ver mais
Literatorios #014 - F

Literatorios #014 - F


Estatísticas

Desejam56
Trocam6
Avaliações 3.5 / 223
5
ranking 13
13%
4
ranking 43
43%
3
ranking 31
31%
2
ranking 9
9%
1
ranking 3
3%

41%

59%

Jenifer
cadastrou em:
11/08/2021 14:30:39
Jenifer
editou em:
11/08/2021 14:30:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR