[Ed. revista e actualizada] A História levanta os problemas do seu tempo mais ainda do que os da época cujo estudo ela se propõe. Ninguém se pode iludir: a imagem que temos de nós próprios e a que fazemos dos outros povos do globo está intimamente associada à história que nos contaram quando éramos pequenos. Ela marca-nos, assim, para o resto da vida.
A partir das narrativas, das festas, dos manuais escolares e dos filmes, Marc Ferro, director de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, examina as variantes e restitui a cada sociedade a sua múltipla identidade, num estudo ao mesmo tempo descritivo e crítico.
Nos Estados Unidos, há uma história dos colonizadores e há uma história dos índios; na URSS, publicaram-se sucessivas edições de manuais «corrigidos» em que os heróis de ontem são os renegados de hoje; em África, existe a história dos Brancos e a história dos Negros. Era urgente proceder a uma confrontação naquilo que essas histórias têm de real e de ilusório, antes de os poderes dominantes – Estados ou Igrejas, interesses privados ou partidos políticos – nos apresentaram a todos, na era dos mass media, um passado falsificado, «limpo», manipulado, uniforme.
Porque, mais do que o direito à História, temos o direito à verdade da História.
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https://www.persee.fr/doc/hedu_0221-6280_1982_num_14_1_1122
'(...) En effet, traiter la question de savoir comment « on raconte » l'histoire aux enfants de France, Espagne, Allemagne, de l'URSS au Japon en passant par la...'
https://en.wikipedia.org/wiki/The_Use_and_Abuse_of_History,_Or,_How_the_Past_is_Taught
The Use and Abuse of History, Or, How the Past is Taught is a 1981 book by Marc Ferro about the interaction between politics and historiography. It has been described as classic within two decades of its publication.
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