Fátima

Fátima Antero de Figueiredo


Compartilhe


Fátima (Clássicos da Literatura Espiritual)


Graças. Segredos. Mistérios




Publicada em 1936, a obra teve dezassete edições. Para a elaboração desta obra, Antero de Figueiredo, como era seu timbre, realizou demoradas observações, em Fátima, quer do lugar, quer sobretudo dos peregrinos; foi interrogando as testemunhas locais e estudou o que fora até então publicado sobre Fátima. Contudo, o contributo decisivo para o nascimento da obra vem dos interrogatórios à vidente Lúcia, na altura irmã doroteia, com o nome de Irmã Dores. Os interrogatórios, que a Irmã Lúcia considera dos mais difíceis que teve de suportar, tiveram lugar em Pontevedra, de 16 a 20 de setembro de 1935. O autor fora a Pontevedra acompanhado da filha, Teresa Dantas de Figueiredo, com a necessária autorização para entrevistar a Irmã Lúcia. O manuscrito da obra foi corrigido, depois, com a ajuda da superiora provincial das Doroteias, Madre Monfalim, que autorizara o interrogatório à Irma Lúcia, e com o parecer do bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva. Os contributos para a obra foram, pois, de primeira qualidade e, só por si, são já garantia da fiabilidade do conteúdo.
Antero de Figueiredo classifica este seu livro como obra literária: «Um livro de arte, sem propósitos apologéticos, teológicos ou filosóficos.» (P. 12) Um contemporâneo seu, o padre Donaciano de Abreu Freire, por sua parte, caracteriza a obra como «poema em prosa» e afirma: «Literariamente, não podeFátima ser catalogado, mesmo como legenda prima, entre as vulgares crónicas do grande acontecimento religioso português. Haverá, antes, de ter-se, salvo melhor opinião, como poema em prosa, de poesia heroica, quero dizer, mítica... A personagem é Lúcia; o herói é a alma católica de Portugal com a tradicional devoção mariana a individuá-la. O maravilhoso incendeia todo o livro de relâmpagos celestes, desde a iluminura branca das aparições e as coruscações de oiro fosco e púrpura viva da liturgia, até à presença ideal de Lúcia e a presença real de Jesus-Hóstia entre peregrinos e doentes.»
É uma obra literária, nutrida de profunda espiritualidade, que pretende dar a conhecer Fátima e a sua importância religiosa.

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Fátima

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Dani
cadastrou em:
01/01/2019 13:01:07
Dani
editou em:
21/03/2019 15:39:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR