Filosofia Clínica e Educação

Filosofia Clínica e Educação Monica Aiub


Compartilhe


Filosofia Clínica e Educação


A atuação do filósofo no cotidiano escolar




Construído a partir de pesquisas teóricas e práticas em ambas as atividades, o livro Filosofia Clínica e Educação volta-se, num primeiro momento, diretamente à sala de aula e ao trabalho do educador, apresentando a Filosofia Clínica como um instrumental de leitura e diagnóstico, que propiciará ao professor elementos auxiliares na pesquisa do material humano com o qual trabalha, culminando em caminhos para a escolha de materiais e metodologias adequados à sua realidade. Trata-se de uma proposta que não pretende receitas prontas, mas sim uma constante pesquisa de contextos e a construção de uma pedagogia singular. Num segundo momento, dirige-se a filósofos clínicos, apresentando uma proposta de consultoria filosófica na educação fundamentada nos procedimentos da clínica filosófica e, conseqüentemente, propondo uma nova área de atuação.

Este livro possui uma dupla preocupação: evidenciar a possibilidade de atuação do filósofo clínico como consultor educacional e estabelecer relações que mostrem como o instrumental da Filosofia Clínica pode auxiliar os educadores em seu trabalho.
Apresenta, passo a passo, como se dá o trabalho do filósofo clínico, mas sendo este um texto para professores, estabelece relações com a prática escolar, tentando, sempre que possível, descrever o trabalho clínico e suas possíveis aplicabilidades pedagógicas.
Com certeza, o professor não resolverá problemas pessoais de seus alunos, das famílias destes, ou do grupo a que pertencem, mas poderá melhorar sua atuação, para que sua aula atenda as necessidades específicas de seus alunos e seu trabalho apresente bons resultados.

A AUTORA
Natural de Santos-SP, licenciada em Filosofia e pós-graduada em Educação Brasileira pela Unisantos, bacharel em Música pela Unesp, pós-graduada em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter e mestranda em Filosofia na UFSCAR. Atua como professora há 15 anos, trabalhando na Educação Básica, graduação e pós-graduação. É filósofa clínica, presidente da Associação Paulista de Filosofia Clínica, professora titular do curso de Especialização em Filosofia Clínica nos centros de São Paulo e Baixada Santista, professora do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário São Camilo – SP. Autora dos livros: Sensorial e Abstrato: como avaliá-lo em Filosofia Clínica e Para Entender Filosofia Clínica: o apaixonante exercício do filosofar (WAK, 2004).

Edições (1)

ver mais
Filosofia Clínica e Educação

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

80%

20%

loro
cadastrou em:
15/05/2011 17:13:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR