Foucault, governamentalidade e crítica

Foucault, governamentalidade e crítica Thomas Lemke


Compartilhe


Foucault, governamentalidade e crítica





O campo de pesquisa da governamentalidade aberto por Foucault analisa as relações entre disciplina, biopolítica e neoliberalismo e faz um diagnóstico preciso do neoliberalismo: a forma-empresa como modo de vida, a redução da esfera individual ao “capital humano”, o governo pela disseminação do medo e da (in)segurança.
Seria possível negar que vivemos hoje em uma sociedade de controle, tendo em vista as orwellianas medidas de controle surgidas após o 11 de Setembro? A governamentalidade esclarece tal quadro, analisando as relações problemáticas entre disciplina, segurança,controle estatal e liberdade dos cidadãos nas sociedades ditas democráticas.
Thomas Lemke reconstrói a emergência da governamentalidade na analítica do poder de Foucault e mostra a difusão dos estudos de governamentalidade num grande número de áreas de pesquisa. O livro explora a força teórica e a perspectiva crítica que o conceito oferece, tendo em vista os desafios políticos e sociais contemporâneos.

Filosofia / Política

Edições (1)

ver mais
Foucault, governamentalidade e crítica

Similares


Resenhas para Foucault, governamentalidade e crítica (1)

ver mais
Interessante.
on 19/9/20


Não vai ser tão útil para a minha pesquisa quanto eu imaginei, mas ainda assim foi uma leitura interessante.... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

Vinícius
cadastrou em:
06/08/2019 21:33:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR