Frio magma

Frio magma Leonardo Araújo


Compartilhe


Frio magma





Frio magma é rocha fundida no subterrâneo que vem à superfície e corre lambendo o solo, lava que resfria e fabrica o mundo. Disso é feito o livro de Leonardo Araújo: do choque de temperaturas que muda estados físicos; do absurdo cotidiano que transborda quente e forma o chão da cidade — que é Fortaleza em várias das suas nuances, mas que é também qualquer lugar que construímos dentro do corpo que pressente o assombro.

A capital alencarina, assim como nosso próprio desamparo ou mesmo a mistura entre crença e descrença no agora e no depois, nos encontra, ao mesmo tempo, na pele suarenta do “caçador” — personagem que guarda os segredos do mundo em latas de leite —, na solidão do Edifício Rubi e ainda no cansaço e na rouquidão que guardam as palavras ditas por um navio-fantasma. A suavidade das cascas de manga, o amor desavisado da morte e as mentiras que o passado conta formam esse “oceano vermelho-alaranjado de poeira e vento” que Leonardo Araújo anima em Frio magma.

As palavras, aqui, fabricam imagens que se sucedem no corpo de quem lê. O “azul elétrico” do céu da capital, a profundidade do buraco que cresce, o corpo de poucos satélites que repara o vazio são também caminhos que o livro assenta — e nos convida a tracejar. O passar de páginas põe nossa respiração suspensa e nos obriga a abrir os olhos, vem nos acertar em cheio e “derramar o próprio calor em todas as coisas”. As masculinidades falhas e risíveis, as histórias de amor que se esgarçam ou se costuram como tecido de algodão, as maternidades possíveis, as falências, os medos que nutrimos e os que teimamos em ignorar, tudo isso nos espreita por dentro das histórias que, como pequenos filmes, são memória feita pra ver, ouvir e guardar. É um convite à atenção: este é um livro sobre o que teima em acontecer.

Contos / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Frio magma

Similares


Resenhas para Frio magma (0)

ver mais
on 10/12/23


Livro que reúne 14 contos. Rápidos de ler, cenário de mistérios que nos instiga a querer chegar ao final logo onde, normalmente, vai por um caminho não imaginado. Em especial, o último conto intitulado Navio-fantasma dá voz a uma edificação em Fortaleza contando sua história. Achei tem legal!... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.5 / 3
5
ranking 0
0%
4
ranking 67
67%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

75%

25%

@wesleisalgado
cadastrou em:
19/03/2023 12:13:56
@wesleisalgado
editou em:
19/03/2023 12:14:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR