A obra aborda, em linguagem clara e acessível, a Filosofia como a parte da experiência humana que trata de problemas fundamentais, sem deixar de ter presente sua história e tradição. A Filosofia é apresentada a partir de problemas e temas, sem descuidar da História da Filosofia e de seus principais conceitos, teorias, correntes, problemas e autores. A organização das unidades e capítulos possibilita o uso do livro a partir das escolhas do professor, em especial a partir da segunda unidade (a primeira é introdutória, sobre o fazer filosófico), pois há uma relativa independência de unidades e capítulos.
O livro é constituído de modo que possa, em grande medida, ser usado de forma autônoma pelo aluno. Todos os capítulos da obra são acompanhados de exercícios e atividades, textos complementares e sugestões bibliográficas, oferecendo um conjunto de textos de apoio, tanto de Filosofia quanto de outras áreas do conhecimento. Esses recursos nem sempre cobrem de modo representativo e proporcional as diversas tendências e escolas da tradição filosófica, o que demandará do professor a busca de alternativas nessa área, como ocorre, por exemplo, com os debates em lógica e filosofia da linguagem. O livro traz propostas de articulação e conexões dos conteúdos da disciplina com outros componentes disciplinares que igualmente deverão ser enriquecidas a partir da experiência do professor.
O Manual do Professor é um dos pontos fortes da obra, propiciando um só- lido debate sobre o ensino de Filosofia. Apresenta tópicos introdutórios sobre a filosofia e a educação, o ensinar a filosofar, o papel do professor e do livro didá- tico, além de tratar de temas de natureza didático-pedagógica, como interdisciplinaridade e contextualização. Além disso, oferece elementos importantes para orientar o professor nas possibilidades de utilização da obra.
Didáticos / Técnico / Filosofia