Fundamentos De Sistemática Filogenética

Fundamentos De Sistemática Filogenética Dalton De Souza Amorim


Compartilhe


Fundamentos De Sistemática Filogenética





Estudar Sistemática Filogenética pode servir a dois objetivos principais. Um deles é fornecer subsídios para uma compreensão geral da diversidade biológica, da evolução dos táxons e da modificação de caracteres. Nesse sentido, a Sistemática Filogenética é uma matéria que passa a facilitar a compreensão dos estudos em Zoologia, Botânica, Protozoologia (e disciplinas que abordem os procariontes), Fisiologia Comparada, Anatomia Comparada, Embriologia Comparada, Etologia, Biologia Molecular etc. O outro objetivo, mais técnico, é desenvolver a habilidade de propor hipóteses sobre a evolução de caracteres ou sobre as relações de parentesco entre os membros de um grupo. Eventualmente, o emprego dessa metodologia pode ser o tema central de um projeto de pesquisa. Contudo, a compreensão da teoria e da metodologia de análise filogenética em princípio deveria ser dominada por qualquer pesquisador que lide direta ou indiretamente com problemas ligados à comparação entre estruturas biológicas –de moléculas ao comportamento– de grupos diferentes de organismos.



Este livro não é uma fonte completa para o aprendizado de Sistemática Filogenética. A justificação do sistema filogenético foi exposta em detalhe por Hennig (1966) em um texto de leitura relativamente difícil. Posteriormente, foi objeto de uma ampla discussão nas décadas de 60 e 70. No início da década de 80, começaram a surgir os primeiros compêndios em língua inglesa. As implicações do conhecimento filogenético, especialmente para a Biogeografia, foram tratadas em diversos trabalhos nas décadas de 70 e 80. Aspectos ligados aos fundamentos e a detalhes do método de análise têm sido objeto de discussão desde a década de 80. Este livro serve apenas de base para compreender a Sistemática Filogenética, particularmente auxiliando o leitor a adquirir uma visão filogenética do mundo biológico, isto é, a raciocinar em termos filogenéticos. Além disso, o livro apresenta a fração principal da bibliografia na área para uma leitura mais pormenorizada. Essa base é suficiente para alguém que não irá tratar profissionalmente de nenhum aspecto da Biologia Comparada, mas deverá ser apenas o primeiro passo para quem tiver que lidar mais diretamente com a interpretação de padrões de diversidade. Assim, o livro é especialmente voltado para as pessoas que não tiveram um contato formal anterior com a Sistemática Filogenética ou que têm apenas um conhecimento difuso de seus conceitos e métodos. Os compêndios existentes na língua inglesa nessa área, com estrutura relativamente diversa deste, são citados ao longo do texto.



Espera-se que uma leitura atenta deste livro permita ao leitor, ao menos superficialmente: (1) enxergar filogeneticamente a diversidade biológica, ou seja, ordenar filogeneticamente seu conhecimento do mundo biológico; (2) ter uma visão sobre o papel da Sistemática entre as Ciências e as diferenças entre suas escolas; (3) acompanhar discussões em textos especializados na área de Sistemática Filogenética; (4) propor hipóteses de evolução de estruturas e de relações entre grupos taxonômicos, ao menos em casos mais simples.

Edições (1)

ver mais
Fundamentos De Sistemática Filogenética

Similares

(1) ver mais
Princípios de sistemática zoológica

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 3.9 / 51
5
ranking 33
33%
4
ranking 35
35%
3
ranking 25
25%
2
ranking 2
2%
1
ranking 4
4%

24%

76%

Mendes-Neto
cadastrou em:
02/07/2009 20:47:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR