G. H. Mead & a Educação

G. H. Mead & a Educação Cledes Antonio Casagrande


Compartilhe


G. H. Mead & a Educação





Este livro apresenta as bases gerais do pensamento do filósofo George Herbert Mead, bem como suas muitas contribuições para a Pedagogia contemporânea. Cada vez mais é reconhecida a sua importância para a Psicologia Social e para a própria Sociologia do século XX.

Considerado o pai do interacionismo simbólico, Mead assumiu uma postura pós-metafísica e propôs a passagem do paradigma da consciência para o da comunicação intersubjetiva, tendo, assim, contribuído decisivamente para uma compreensão acurada dos processos de individuação e subjetivação por meio da socialização. Além disso, suas posições antibehavioristas e seu interesse acerca das relações entre a mente e a linguagem fizeram de Mead um autor decisivo para se compreender melhor a representação, a formação do self, o construtivismo, o caráter de impermanência das identidades, a inseparabilidade entre as dimensões individual e social do sujeito moderno e o comportamento humano.

Infelizmente ainda pouco conhecido no Brasil, esse neopragmatista manteve, na Universidade de Chicago, estreitas relações intelectuais com John Dewey, que reconhecia em Mead uma acurada percepção para os problemas sociais, a partir de uma perspectiva inédita e fecunda.

Educação / Filosofia

Edições (1)

ver mais
G. H. Mead & a Educação

Similares

(12) ver mais
Deleuze e a Educação
Foucault e a Educação
Heidegger & a Educação
Aristóteles & a Educação

Estatísticas

Desejam1
Trocam1
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

13%

87%

Victor Anderson
cadastrou em:
27/07/2016 23:53:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR