Gamificar em Sala de Aula

Gamificar em Sala de Aula Viviane Darolt (organizadora)


Compartilhe


Gamificar em Sala de Aula





A Gamificação é conhecida com uma metodologia que pode ser utilizada na educação, baseada no uso de práticas envolventes dinamizadas por jogos, baseando-se em suas estratégias e com regras bem definidas. Esses jogos podem ser eletrônios, de tabuleiro, de cartas ou mesmo jogos físicos. Essa metodologia facilita o engajamento dos participantes, motivando-os a interagir com o jogo, propõe a resolução de problemas que são chamados de desafios, tornando a aula instigante, se for desenvolvido em equipes pequenas ou grandes, podem melhorar o relacionamento entre os estudantes e promover o fazer coletivo, consequentemente, ampliando os níveis de conhecimento e o raciocínio rápido no sentido de pensar e realizar uma reação ao proposto. Nas aulas gamificadas podemos perceber o aumento do interesse dos alunos em participar, num pico de respostas às atividades propostas. Nessas atividades a forma como os desafios são lançados e as recompensas, emblemas, medalhas ou prêmio são muito importantes para incentivar os educandos a participarem. Essa premiação não precisa necessariamente ser física, em tempos de ensino on-line, remoto e a distância, uma figurinha, estrelinha, medalha ou qualquer outro estímulo ao trabalho concluído vale bons resultados.

Educação

Edições (1)

ver mais
Gamificar em Sala de Aula

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Victor, the Reader
cadastrou em:
04/05/2023 10:43:40
Victor, the Reader
editou em:
04/05/2023 10:44:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR