Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo

Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo Aziz Ab'Sáber


Compartilhe


Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo





Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo é um clássico, leitura fundamental e obrigatória para aqueles que querem entender as peculiaridades desse palimpsesto que é a capital paulista. As fotos, mapas e perfis topográficos são de uma riqueza à parte na obra, pois possibilitam um cotejo entre o passado e a atualidade, não somente nas formas como também na utilização das tecnologias de análise sem o uso das imagens de satélite.



A tese explica os elementos fundamentais da metrópole, seja sua compartimentação topográfica (colinas paulistanas) e seus patamares e rampas e os terraços fluviais e baixadas, as planícies aluviais da tríade de rios (Tamanduateí, Tietê e Pinheiros) e seus afluentes. Indispensável para quem pensa em planos de uso e ocupação do solo e políticas públicas de habitação, preservação e transporte.



A atualidade da obra surpreende pelos comentários e pela aplicabilidade dos conhecimentos produzidos. Uma nova visão de São Paulo nasceu quando a tese foi concluída em 1956 e ela inspira estudos de graduação, mestrado, doutorado, não somente em Geografia, mas em Arquitetura, Geologia, História, enfim, é um estudo que transborda o limite de uma única disciplina. Essa tese foi o embasamento do grande cientista e intelectual que hoje temos e que a Ateliê Editorial nos premia com o relançamento dessa obra-prima.

Edições (1)

ver mais
Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo

Similares


Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 4
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

31%

69%

Andre Amaral
cadastrou em:
13/04/2009 23:12:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR