Gestão da Pequena Empresa

Gestão da Pequena Empresa Tadeu Figuera...


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Gestão da Pequena Empresa





Segundo diferentes dados consultados, em 2000 havia em todo o País 400 mil microempresas (com até 19 empregados) a mais do que em 1995, representando 93% do total de estabelecimentos empregadores e 26% dos trabalhadores formais. Entre 1995 e 2000 o número de grandes empresas cresceu 2,2% e o de microempresas (com até 19 empregados) cresceu 25%. Entre 1995 e 2000 o saldo entre contratações e desligamentos nas microempresas (com até 19 empregados) foi de mais de 1 milhão e 400 mil, enquanto nas grandes empresas foi de 29.652 novos postos de trabalho.

Assim, enquanto o número de trabalhadores em empresas de grande porte cresceu 0,3%, nas microempresas o crescimento do número de trabalhadores foi de 25,9%. Embora as maiores responsáveis pelo aumento no nível de emprego tenham sido as microempresas (com até 19 empregados), os estabelecimentos médio e grande porte ainda respondiam, em 2000, por 55% dos postos de trabalho (e por menos de 2% do total de empresas).

Contudo o dado mais alarmante: no período de 1990 a 1999, foram constituídas no Brasil 4,9 milhões de empresas, 55% delas como microempresas, porém a taxa de mortalidade delas chegou a 39% do total no primeiro ano de atividade. Então, os autores deste livro aconselham uma administração com qualidade, sendo então possível equacionar soluções criativas e lucrativas para essas e para outras questões relativas ao dia a dia da organização.

Como a globalização impõe grandes desafios, proporciona também acesso a grandes soluções. A ISO criou um comitê de trabalho que estudou as práticas de administração usadas por empresas de sucesso em mais de 70 países, incluindo os oito países mais industrializados do mundo. Reuniu as melhores práticas e estabeleceu uma família de normas internacionais conhecidas como ISO 9000, com a finalidade de assegurar que as organizações possam, por muito tempo, fornecer produtos que atendam as exigências de qualidade de seus clientes.

A norma ISO 9001 refina as melhores práticas identificadas, transformando-as em um conjunto de requisitos a serem obedecidos no estabelecimento de um sistema de gestão da qualidade, independentemente do tamanho e do produto que a organização elabora, quer seja ela pública ou privada. A obra propõe, de forma prática, a apresentar os requisitos da norma da ISO 9001:2000, enfocando preferencialmente a gestão da pequena empresa, procurando aproveitar o máximo possível de sua cultura, procedimentos e ferramentas gerenciais.

Administração

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Adalberto Gonçalves
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12/04/2018 20:55:13