Gestão das mídias na educação

Gestão das mídias na educação Josue Geraldo Botura do Carmo


Compartilhe


Gestão das mídias na educação (e-book)


ensaio




Gestão das Mídias na Educação: para uma consociabilidade plural, inclusiva e participativa é uma pesquisa de caráter qualitativo de feição teórica com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o objeto utilizando fundamentalmente de recursos bibliográficos. Buscou-se nesse trabalho refletir sobre como os recursos midiáticos podem servir para a inclusão e integração social, envolvendo os campos da comunicação, da informação e da educação. Fundamentou-se teoricamente em Jürgen Habermas, tendo como pressuposto que os meios de comunicação podem servir ao favorecimento da democracia participativa, fazendo o papel de esfera pública, quando possibilita a interatividade. Procurou-se conceituar e classificar as mídias, e dar suporte para uma análise crítica desses meios de comunicação social, e a utilização desses recursos na educação. Refletiu-se sobre a integração e convergência das mídias e as possibilidades de mudanças significativas no campo comportamental de seus usuários que passam a ter atitudes autônomas, participativas e colaborativas, devido a interatividade, característica peculiar desses meios. Há também uma reflexão sobre o estado atual das mídias no Brasil e a utilização desse aparato tecnológico dentro da instituição escolar, assim como a leitura e produção de material midiático nesse ambiente de aprendizagem, num conceito mais amplo de letramento, com um currículo mais flexível e uma atitude interdisciplinar. E ainda a necessidade de uma reestruturação organizacional, temporal e espacial da escola com a finalidade de uma aproximação da comunidade escolar usando os recursos tecnológicos de que dispõe, com vistas a transformar o entorno da unidade educativa através de uma reflexão franca e honesta de suas potencialidades e limitações, desenvolvendo a capacidade de diálogo e negociação, num ambiente de indivíduos capazes de acessar uma informação, de compreender uma informação, de produzir uma informação de maneira comunicativa, com fluência. Buscando sempre a identidade e facilitando a constituição do sujeito ao outro.

Educação

Edições (1)

ver mais
Gestão das mídias na educação

Similares


Vídeos Gestão das mídias na educação (2)

ver mais
PÓS-MODERNIDADE

PÓS-MODERNIDADE

MÍDIAS

MÍDIAS


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Josue.Carmo
cadastrou em:
26/04/2020 09:10:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR