Glossário de Derrida

Glossário de Derrida Silviano Santiago


Compartilhe


Glossário de Derrida





Os textos de Jacques Derrida apresentam um encadeamento conceitual dos mais curiosos: uma vez apresentado e definido o termo, o autor volta a usá-lo em outros lugares (em outros livros) com uma sem-cerimônia absoluta. Isto é, emprega o termo de novo sem tomar as devidas precauções de clareza que ajudariam — e muito — um leitor principiante.

Tendo, portanto, perdido o momento da inscrição e definição de um termo, o leitor ficará literalmente no ar diante desse vocabulário que lhe parecerá (então) hermético, muito além do seu conhecimento e argúcia. Tal dificuldade se soma ao fato de que a construção da frase de Derrida não é sempre a mais cartesiana, embora sua sintaxe tenha a lógica do impecável que, em prosa francesa, era antes único privilégio de Mallarmé. Por fim, diga-se que o gesto básico dos textos de Derrida articula um agressivo questionamento dos pressupostos históricos sobre que se apoia o discurso da metafísica ocidental. Tal gesto se traduz por uma constante violência contra a interpretação clássica de certos livros, contra o uso indiscriminado de certos conceitos e sobretudo contra a "ingenuidade" filosófica da maioria dos chamados autores "estruturalistas". Frente, portanto, a um léxico de significado flutuante, a uma sintaxe de fatura barroca e a um pensamento iconoclasta, quem abre La dissémination desiste muitas vezes de sua leitura na terceira ou quarta página. Tal problema vinha dando o tom e sendo o lugar-comum dos comentários de corredor e de esquina sobre a obra de Jacques Derrida. Tal problema ainda o encontraríamos como primeira e ameaçadora barreira quando iniciamos nossas aulas sobre "interpretação" (segundo alguns teóricos franceses), num seminário de pós-graduação do Departamento de Letras e Artes (PUC/RJ).

Assim sendo, resolvemos optar por uma estratégia de leitura e compreensão do texto cujos frutos agora entregamos ao leitor. A estratégia se desdobra em três fases. Nestas, o trabalho de ler e anotar, de reler as anotações e escrever, se deu em um único e coletivo gesto: este glossário. Produto, pois,de uma leitura exaustiva de certos textos, é ele confiado ao leitor principiante para que o possa auxiliar nos primeiros passos do labirinto da différance.

Dicionários

Edições (1)

ver mais
Glossário de Derrida

Similares

(1) ver mais
Limited Inc

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Daniel
cadastrou em:
28/02/2018 06:27:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR