GONZO

GONZO Arthur Veríssimo


Compartilhe


GONZO


30 anos de jornalismo transcultural




Ao todo são 30 reportagens, feitas entre os anos 1980 e 2013, que mergulham em experiências vividas por Arthur em países como Japão, Groenlândia, Haiti, Madagascar e muitos outros. Centenas de milhares de quilômetros percorridos e uma grande bagagem de histórias, agora compiladas neste livro.

A escolha do título é uma referência ao jornalismo gonzo, estilo de narrativa originada pelo jornalista norte-americano Hunter S. Thompson, em que o narrador abandona qualquer pretensão de objetividade e se mistura profundamente com a ação descrita. Em GONZO! isso se faz entender pelas doses de poesia e envolvimento que a narrativa de Arthur carrega, trazendo o leitor para dentro da história, assim como o próprio o fez ao entrevistar gente como a lenda do boxe Teófilo Stevenson, em Havana, ou quando foi conhecer a Meca da Macumba no Maranhão; o vudu no Haiti; um xamã inuit de Kulusuk, na Groelândia; uma romaria fálica no Japão; ou Huancabamba, local sagrado do curandeirismo andino.

As reportagens são povoadas de seres enigmáticos, vozes das penumbras, bodes aterrorizados, eunucos em desvario, vacas sagradas, etc.; uma série de encontros notáveis com místicos, bruxos, iogues, lamas, saddhus, mães e pais de santo.

Não menos ilustre do que todos esses encontros é a capa do GONZO!, assinada pelos irmãos, Gustavo e Otávio Pandolfo, artistas brasileiros conhecidos mundialmente como OSGEMOS.

Nas palavras do jornalista Xico Sá sobre o livro “ler as aventuras do repórter Arthur Veríssimo é escancarar, a cada passo da narrativa alucinante, as portas da percepção. Uma experiência de transe jornalístico-literário sob a bênção de Hunter Thompson – o mago do estilo gonzo – e a pegada dos vagabundos iluminados da geração beatnik. O leitor se sente em uma espécie de As mil e uma noites adaptado para um freak show terminal. O público da revista Trip, fiel ao textos de Arthur, sabe o tesouro que ora recomendo. Quem ainda não conhece, vai pensar: como vivia sem essa viagem toda?!”.

Edições (1)

ver mais
GONZO

Similares


Resenhas para GONZO (2)

ver mais
Muito revigorante e divertido
on 10/11/22


Fiquei agraciada com a escrita do Arthur, manteve um livro com tantas culturas de forma respeitosa e leve e me levou longe e desejosa de conhecer e absorver tanto quanto ele.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 4.3 / 15
5
ranking 40
40%
4
ranking 53
53%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Lindenberg
cadastrou em:
25/10/2014 01:46:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR