Esta obra foi escrita para pais, professores, psicólogos, pessoas superdotadas e demais interessados no tema, com o intuito de trazer informações básicas e essenciais para a compreensão das altas habilidades/superdotação.
O tema vem sendo mais recorrente nos últimos anos, tendo em vista a ênfase que lhe tem sido dada, a partir da implantação, em 2005, dos NAAH/S (Núcleos de Atividade para as Altas Habilidades/Superdotação), por iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com os Estados e a UNESCO.
De lá para cá, muito ocorreu em termos de cursos, publicações e formação de profissionais na área, mas pessoas com a condição ainda permanecem relativamente invisibilizadas na sociedade. É preciso, portanto, trazer esse tema para discussão em vários âmbitos, não só o educacional. Dessa maneira, poderemos de fato reconhecer pessoas AH/SD e oferecer-lhes condições para que possam encontrar formas de se autorrealizar ao longo da vida.
Mais do que identificar essas pessoas, o objetivo é promover espaços de acolhimento, para que possam se desenvolver cognitiva e psicologicamente de modo saudável, contribuindo para a construção de um mundo melhor para todos nós.
Espero que o conhecimento apresentado aqui possa promover pequenas transformações no mundo das pessoas AH/SD e que essas mudanças possam ressoar em seu entorno, promovendo pertencimento e compreensão deste modo de ser tão peculiar.
Didáticos / Técnico / Educação / Pedagogia / Psicologia