Os capítulos deste guia compõe uma imagem completa das crianças tanto do ponto de vista social como das práticas utilizadas por profissionais em sala de aula para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem social das crianças. São abordadas aqui áreas de estudo tradicionais como autoestima agressão tomada de decisões regras e consequências além de temas mais atuais como comunicação de bebês crianças de até 3 anos autorregulação resiliência amizade bullying e apoio ao comportamento positivo. Cada capítulo considerado separadamente oferece uma revisão profunda da literatura baseada em dados de pesquisa em diversos campos como psicologia fisiologia educação fonoaudiologia e medicina.
A sequência dos capítulos foi cuidadosamente planejada para que cada um sirva de base para o capítulo seguinte. Com linguagem clara e direta esta obra estabelece conexões entre texto e crianças de "carne e osso" por meio de exemplos da vida real que ilustram os conceitos e as relativas habilidades. Este estudo compreende o desenvolvimento social de crianças do nascimento aos 12 anos com ênfase em crianças com até 8 anos.