História de Alagoas seguido de O Baixo São Francisco o rio e o vale

História de Alagoas seguido de O Baixo São Francisco o rio e o vale Moreno Brandão


Compartilhe


História de Alagoas seguido de O Baixo São Francisco o rio e o vale (Coleção Nordestina)





"Região pecuária, o sul de Alagoas, talvez influenciado pela vizinhança de Sergipe, centro pastoril de alguma notoriedade, povoou-se sem larga proporcionalidade de sangue africano, recebendo igualmente uma contribuição, não bastante avultada, de sangue português, infiltrado em nossas veias, deixando-nos os característicos principais daquele povo: a serenidade de ânimo, uma certa apatia, a ausência de grandes surtos de iniciativa individual, e grande aferro às tradições do passado (...).
Enquanto a indústria açucareira criava nos senhores de engenho o tipo aproximado do senhor feudal, forçada a manter sempre rígida e férrea disciplina entre a escravatura, a pecuária, tal como é praticada entre nós, participava de um certo cunho de nomadismo, não estabelecia diferenças de classes, nem suscitava o dom do comando imperioso, que o hábito de tratar com escravos tanto sói produzir (...).
Se bem que o alagoano não constitua, por todas as suas características, um tipo à parte, fundamentalmente diversificado dos demais brasileiros, tem, contudo, peculiaridades de grande caráter, que acentuam com vigor as divergências existentes entre os restantes compatriotas.
Taciturno, algo desconfiado, sem a franqueza rude de outros provincianos, o alagoano detesta fanfarronadas e não tem avidez de glórias".

Moreno Brandão

História

Edições (1)

ver mais
História de Alagoas seguido de O Baixo São Francisco o rio e o vale

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.5 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

@bibliotecagrimoria
cadastrou em:
25/07/2019 01:18:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR