História de uma lágrima

História de uma lágrima Machado de Assis


Compartilhe


História de uma lágrima





Que é uma lágrima? A ciência dar-nos-á uma explicação positiva; a poesia dirá que é o soro da alma, a linguagem do coração. Bem pouco avulta essa leve gota de humor que os olhos vertem por alguma causa física ou moral. É nada e é tudo; para os ânimos práticos é um sinal de fraqueza; para os corações sensíveis é um objeto de respeito, uma causa de simpatia.
Alexandre Dumas comparou eloqüentemente o dilúvio a uma lágrima do Senhor, lágrima de dor, se a dor pode ser divina, que a impiedade arrancou dos olhos do autor das coisas.
Mas a lágrima cuja história empreendo nestas curtas e singelas páginas não foi tamanha como essa que produziu o grande cataclisma. Foi uma simples gota, derramada por olhos humanos, em hora de aflição e desespero. Quem tiver chorado achar-lhe-á algum interesse.

Contos / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
História de uma lágrima

Similares

(9) ver mais
Cinco Mulheres
A Herança
Um Homem Superior
A Pianista

Resenhas para História de uma lágrima (25)

ver mais
História de uma lágrima
on 18/6/20


Um conto tão lindo, singelo, que nos faz vivenciar sentimentos de amores perdidos. "Que é uma lágrima? A ciência dar-nos-á uma explicação positiva; a poesia dirá que é o soro da alma, a linguagem do coração. Bem pouco avulta essa leve gota de humor que os olhos vertem por alguma causa física ou moral. É nada e é tudo; para os ânimos práticos é um sinal de fraqueza; para os corações sensíveis é um objeto de respeito, uma causa de simpatia"... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 226
5
ranking 50
50%
4
ranking 35
35%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Leiliane
cadastrou em:
21/02/2015 12:20:07
Rosi
editou em:
24/06/2019 12:24:30