História do Ensino em Portugal

História do Ensino em Portugal Rómulo de Carvalho


Compartilhe


História do Ensino em Portugal


Desde a Fundação da Nacionalidade até ao fim do Regime de Salazar-Caetano




Rómulo de Carvalho, mais conhecido pelo seu pseudónimo de poeta - António Gedeão - ensinou Físico-Químicas durante 40 anos nos liceus portugueses, terminando a sua carreira de Professor no LIceu Pedro Nunes, em Lisboa. Neste aspecto, além de ilustre pedagogo, distinguiu-se também pela sua obra de divulgador da matéria em que se licenciou em 1931 na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Como prova da sua infatigável dedicação à actividade educativa temos aqui presente esta vasta História do Ensino em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até ao fim do regime de Salazar e de Caetano, obra esta com a qual, conforme põe em destaque no respectivo prefácio, vem colmatar uma grave lacuna no nosso panorama cultural.

A tal respeito, mais do que quaisquer palavras da minha lavra, permito-me citar aqui aquelas que Rómulo de Carvalho inscreveu no pórtico deste importante trabalho: "Aproximamo-nos dos finais do século XX sem termos notícia pública da existência de uma História do Ensino em Portugal. Outros temas, tão embaraçosos como este, têm merecido as atenções dos investigadores, mas o do ensino, considerado na sua longuíssima e penosa caminhada através dos séculos, não cativou ninguém", e acrescenta mais adiante "...Existem publicados, e em grande número, textos de muitos autores, alguns de indiscutível competência, que se ocuparam de aspectos pontuais da actividade pedagógica portuguesa, aspectos que se distribuem no tempo desde os primórdios da nacionalidade até aos dias de hoje. A bibliografia que acompanha este volume é prova clara do que dizemos".

Difícil, ou mesmo impossível me seria, em tão breve espaço, analisar detalhadamente tão portentosa obra (que ocupa mais de 800 páginas), na qual Rómulo de Carvalho, despindo a bata de mestre e esquecendo-se da inspiração de Aedo, enverga com autoridade as vestes de historiador.

No entanto, não posso deixar de pôr em destaque a minuciosa e objectiva atenção com que o autor vai descrevendo a evolução do ensino entre nós desde o início da nacionalidade até ao fim do regime Salazar-Caetano, citando a cada passo as leis régias, os decretos governamentais e os diversos estudos avulsos acerca de tal matéria, tendo sempre em conta as respectivas repercussões sociais e políticas.

O presente volume, - editado pela Fundação Calouste Gulbenkian -, nesta sua 3ª edição é valorizado por algumas estampas e os seguintes apêndices: Bibliografia, Índice Antroponímico, Índice de Instituições Escolares ou Relacionadas com o Ensino e Índice dos Capítulos.

Muitíssimo recomendável, sobretudo para pedagogos e historiadores.

Edições (1)

ver mais
História do Ensino em Portugal

Similares

(3) ver mais
Estudos de História de Portugal
A História do Direito e o seu Ensino na Escola de Coimbra
Os Conimbricenses

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 67
67%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Tiago
cadastrou em:
07/01/2010 09:10:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR