História e teoria do símbolo

História e teoria do símbolo Jean Borella


Compartilhe


História e teoria do símbolo





O que é um símbolo?
Em que ele difere dos signos não simbólicos? Como ele funciona? que tipo de metafísica a sua simples existência implica? Como classificar os diferentes símbolos? Eis algumas das questões a que este livro procura responder. Texto fundador de Jean Borella, ele serve de base teórica para A crise do simbolismo religioso. Superando as desconstruções contemporâneas e retomando as doutrinas antigas, Jean Borella traz de volta ao símbolo toda a sua inteligibilidade.

O método utilizado é o da filosofia, que parte, como se sabe, não dos princípios, mas dos dados da experiência humana, passados e presentes, e, por uma análise reflexiva, se eleva às essências que os explicam. O autor optou por seguir esse caminho porque não podia ignorar que o pensamento contemporâneo se consagrou precisamente, há mais de meio século, ao estudo dos problemas teóricos da linguagem, do signo e do símbolo. É claro que boa parte das conclusões às quais chegou esse pensamento não têm efeito sobre o metafísico ou sobre o homem de fé. Não seria possível negar, no entanto, que tenha exercido a maior influência sobre grande parte da intelligentsia, portanto, aceitar esse desafio e opor-lhe o modelo do signo simbólico tal como nos apresentam efetivamente as culturas sagradas e tal como o pode conceber a filosofia tradicional. Tal é o objetivo de História e teoria do símbolo.

Edições (1)

ver mais
História e teoria do símbolo

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Kielyr
cadastrou em:
17/06/2023 16:23:20
Kielyr
editou em:
17/06/2023 16:23:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR