O ensino de História se insere, no momento atual, com diversas problemáticas que, largamente, vem sendo discutidas pelos professores da área do conhecimento histórico. As linguagens e abordagens da história, para a sala de aula, cada vez mais, tem sido colocadas em debate. São iniciativas que propõem uma significação paupável e próxima do cotidiano dos alunos. Os historiadores têm buscado promover um ensino menos factualista e mais problematizado, para que o aluno possa ser instigado a perceber-se enquanto parte da história, a partir dos seus referenciais de passado. Com esse objetivo, este livro, apresentado a você professor, graduandos de História e aos apaixonados pela história, se constitui como resultado do esforço conjunto de professores que trabalham com a rede regular de ensino e o ensino de história na academia, com o objetivo de formentar um diálogo de ações concretas, para que, a História ensinada na sala de aula, problematiza o contexto social e o cotidiano dos educandos.
Os temas apresentados neste livro, propõem alternativas práticas para o ensino de história, são propostas de trabalhos que os professores poderão desenvolver facilmente na sala de aula. Os caminhos metodológicos e a relação teórico-prática são apresentados de forma clara e a partir de exemplos, para que o professor tenha, em mão, um material rico e diverso, de como trabalhar qualitativamente a história na sala de aula.