História Não Oficial de Portugal

História Não Oficial de Portugal Luís Almeida Martins


Compartilhe


História Não Oficial de Portugal


Uma maneira diferente de contar como tudo aconteceu




Divirta-se com a nossa História desde a fundação de Portugal até aos dias de hoje

Esta História de Portugal é diferente de todas as outras. Conta os factos de forma informal e divertida, desmistificando ideias feitas e traz muitos episódios que estão por contar:
- Viriato não era propriamente português e os Lusitanos não foram os nossos únicos antepassados.
- O «eterno» D. Afonso Henriques muito provavelmente não era filho do conde D. Henrique e, de certeza, não batia na mãe.
- Os portugueses que em 1385 consolidaram a independência, derrotando os castelhanos em Aljubarrota, não passavam de um grupelho de punks (considerados uns aventureiros pelos bem-pensantes) e o próprio D. João I chegou a ponderar se havia de se mudar para o lado do inimigo.
- Não fomos nós que, no início do século XIX, derrotámos os franceses de Napoleão, mas sim os nossos aliados ingleses, que eram mais aliados deles próprios do que nossos.
- O 15 de janeiro de 1920 ficará para sempre na História, pois num só dia foram constituídos 3 governos, que caíram consecutivamente, e um deles durou apenas 5 minutos.

O jornalista Luís Almeida Martins, editor da revista Visão História, depois do sucesso do livro 365 Dias com Histórias da História de Portugal, traz-nos uma obra essencial para percebermos que a História do nosso País é também feita de episódios desconhecidos, caricatos e insólitos e que muitos dos acontecimentos que já conhecemos podem ser vistos a partir de uma nova perspetiva.

História

Edições (1)

ver mais
História Não Oficial de Portugal

Similares

(1) ver mais
História de Portugal

Resenhas para História Não Oficial de Portugal (1)

ver mais
on 10/11/18


"Com textos curtos, subdivididos dentro de capítulos que mais se assemelham a balizamentos históricos, o autor corre a História de Portugal – e do espaço geográfico que se tornaria num país – desde os dinossauros até aos anos mais recentes. Como é natural e expectável, tal façanha exige que a referida História seja apresentada de modo muito sucinto, focando maioritariamente os eventos mais marcantes, e uma ou outra curiosidade. O tom narrativo é despretensioso e informal, com laivos hu... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

29%

71%

Ciça
cadastrou em:
12/05/2015 16:26:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR