História santa - Tomo I

História santa - Tomo I Dom Jean de Monléon


Compartilhe


História santa - Tomo I (História santa #1)


Comentário histórico e místico sobre os livros de Gênesis, do Êxodo e dos Números




A "História santa" é uma coleção de fascinantes explicações sobre o Antigo Testamento — como que uma catena aurea da Velha Aliança —, composta pelo monge beneditino e exegeta francês Dom Jean de Monléon. O autor narra e comenta, capítulo após capítulo, os acontecimentos da história da salvação, mesclando esclarecimentos históricos com reflexões sobre os profundos significados místicos de cada passagem.

Buscou-se reconstituir a vida moral das grandes figuras do Pentateuco, mostrando suas reações diante das provações e dificuldades; realçando o que foi verdadeiramente grande e heróico na conduta deles, o que tornou meritória sua fidelidade em cada circunstância, o que os faz brilhar como estátuas luminosas na noite negra do paganismo. Sondando o coração daqueles homens com os olhos de São João Crisóstomo, de Santo Efrém, de Santo Ambrósio, de Santo Agostinho e dos maiores gênios do cristianismo, os comentários valem-se sobretudo da sabedoria dos Padres da Igreja, resgatando a interpretação tradicional das Escrituras — em detrimento da exegese literal e científica que pretendia reinar sozinha à época do autor.

Este primeiro tomo abarca os dois primeiros volumes da coleção: 1) Os Patriarcas, sobre as narrativas do Gênesis, onde redescobrimos os acontecimentos das vidas de Abraão, Isaac, Jacó e José; e 2) Moisés, sobre os livros do Êxodo e dos Números.

Não-ficção / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
História santa - Tomo I

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

60%

40%

joao.vitor.
cadastrou em:
03/11/2023 20:15:40
joao.vitor.
editou em:
03/11/2023 20:15:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR