Histórias de beco

Histórias de beco Mayara de Araújo


Compartilhe


Histórias de beco


Quando a poeira assenta, entrevemos rostos, punhos e corações




O Centro Comercial de Vendas Ambulantes, ou Beco da Poeira, é o protagonista desta obra. Por 18 anos, a maior feira de comércio informal de Fortaleza esteve situada entre as praças José de Alencar e Lagoinha, no Centro, sempre sobre o aviso de que dali seria transferida. Do ano de 2010, contudo, não passaria. Emergindo naquela história em marcha, a autora, Mayara de Araújo, percorreu os 22 corredores do Beco, a fim de reportar a estrutura da tenda, seu passado, a rotina dos seus personagens e as negociações em torno da transferência para outra sede.
"Histórias de Beco" nasce, pois da emergência de registrar o Beco da Poeira antes da demolição , que, de fato, ocorreu nos primeiros meses de 2010. A história, no entanto, não é contada às pressas: observação cautelosa, subjetividade e sinestesia marcam a narrativa. Crônica reporteira e ilustração jornalística constituem as principais ferramentas de expressão da palavra, fundamentadas sobretudo nas obras do jornalista Ronaldo Salgado e do artista plástico Descartes Gadelha, ambos cearenses. Fruto de experimentos ainda em conto, entrevista, reportagem, pesquisa em jornais e musica, a obra revela o suporte livro-reportagem como espaço de convergências, demandadas, sobretudo, pela complexidade do objeto.
Este livro foi o vencedor do Prêmio Expocom Nacional, da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), tendo sido, portanto, considerado a melhor produção acadêmica de livro-reportagem do Brasil no ano de 2010. Foi ainda contemplado com o Prêmio literário de Autores Cearenses, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através do qual está sendo publicado.

Edições (1)

ver mais
Histórias de beco

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 5
5
ranking 40
40%
4
ranking 40
40%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Fiamma
cadastrou em:
24/10/2012 21:15:17