Horkheimer - Adorno

Horkheimer - Adorno Theodor Adorno
Max Horkheimer


Compartilhe


Horkheimer - Adorno (Os Pensadores #16)





A posição filosófica de Horkheimer e de Adorno pode ser descrita como a tentativa de reintegrar na filosofia uma atitude radicalmente crítica em face da histórica política cultural. Tal projeto era compartilhado também por outros pensadores do grupo que ficou conhecido como Escola de Frankfurt, e ao qual pertenceram, entre outros, Walter Benjamimin e Herbert Marcuse. Propondo-se à elaboração de uma teoria crítica que repensasse o significado histórico, político, social e cultural da racionalidade moderna, esses autores, em cujos escritos se notam influências de Nietzsche, Hegel, Freud e Marx, realizaram um trabalho de desmistificação do ideário racionalista ocidental, abordando-o nas suas origens e nas suas consequências. A índole crítica da escola expôs seus integrantes à perseguição nazista na dédaca de 30, ocasião em que muitos emigraram para os Estados Unidos.
NESTE VOLUME
O Conceito de Iluminismo, que Horkheimer escreveu em colaboração com Adorno, analisa as implicações ideológicas da ideia iluminista de autonomia da razão. Teoria Tradicional e Teoria Crítica esclarece o projeto histórico-crítico que se situa na base da Escola de Frankfurt. Filosofia e Teoria Crítica desenvolve conceitos que aparecem no ensaio anterior e responde a algumas críticas. O Fetichismo na Música, de Adorno, focaliza a degradação da arte em indústria cultural. A Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã critica a ideologia logicista na Ciência Social.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Horkheimer - Adorno

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam2
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Fotossíntese
cadastrou em:
11/04/2010 13:52:54
Biblioteca.Lindaura
editou em:
22/08/2018 20:11:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR