A posição filosófica de Horkheimer e de Adorno pode ser descrita como a tentativa de reintegrar na filosofia uma atitude radicalmente crítica em face da histórica política cultural. Tal projeto era compartilhado também por outros pensadores do grupo que ficou conhecido como Escola de Frankfurt, e ao qual pertenceram, entre outros, Walter Benjamimin e Herbert Marcuse. Propondo-se à elaboração de uma teoria crítica que repensasse o significado histórico, político, social e cultural da racionalidade moderna, esses autores, em cujos escritos se notam influências de Nietzsche, Hegel, Freud e Marx, realizaram um trabalho de desmistificação do ideário racionalista ocidental, abordando-o nas suas origens e nas suas consequências. A índole crítica da escola expôs seus integrantes à perseguição nazista na dédaca de 30, ocasião em que muitos emigraram para os Estados Unidos.
NESTE VOLUME
O Conceito de Iluminismo, que Horkheimer escreveu em colaboração com Adorno, analisa as implicações ideológicas da ideia iluminista de autonomia da razão. Teoria Tradicional e Teoria Crítica esclarece o projeto histórico-crítico que se situa na base da Escola de Frankfurt. Filosofia e Teoria Crítica desenvolve conceitos que aparecem no ensaio anterior e responde a algumas críticas. O Fetichismo na Música, de Adorno, focaliza a degradação da arte em indústria cultural. A Introdução à Controvérsia sobre o Positivismo na Sociologia Alemã critica a ideologia logicista na Ciência Social.
Filosofia