Incerteza, um ensaio

Incerteza, um ensaio Eugênio Bucci


Compartilhe


Incerteza, um ensaio


Como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital)




Neste ensaio, o jornalista e professor Eugênio Bucci reflete sobre a evolução de um conceito que nos desorienta e nos desconcerta: a incerteza. Como pensamos essa ideia incômoda? Como a representamos? Como podemos lidar com o incerto que faz parte central da nossa vida?

O tema não é novo. No século XX, porém, virou uma obsessão de pensadores em campos diversos, da matemática à termodinâmica, da economia à política. O estudo da incerteza trouxe novos conhecimentos sobre o risco, e quem domina os artifícios para se safar dos riscos tende a ganhar mais dinheiro. O capitalista decifra as dissimulações do mercado traiçoeiro e fica mais rico. No século XXI, então, o negócio da incerteza orienta os destinos do mundo digital. As máquinas participam da gestão do dinheiro e das coisas públicas. Os algoritmos mapeiam intimidades e decifram o circuito secreto do desejo de cada indivíduo. O tempo e o espaço ficaram muito mais incertos para os seres humanos do que para as máquinas.

E então? Como pensar sobre o que nos engole? A Inteligência Artificial trabalha sem descanso. A inteligência humana ainda funciona? Ela ainda existe?

Comunicação / Informática e Tecnologia

Edições (1)

ver mais
Incerteza, um ensaio

Similares


Resenhas para Incerteza, um ensaio (1)

ver mais
Resenha publicada no Booksgram @cellobooks ?
on 27/12/23


Eugenio Bucci foi meu professor no mestrado e gosto muito da linha de investigação dele. Nesse novo livro o professor reflete sobre a evolução do conceito de incerteza. O livro aborda como lidamos com essa ideia desconcertante que permeia o mundo digital e destaca a assimetria existente nesse cenário. Ele argumenta que a incerteza no mundo digital é distribuída de maneira desigual: enquanto para a maioria das pessoas ela é imensa e intransponível, para os donos de grandes empresas e... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 11
5
ranking 36
36%
4
ranking 45
45%
3
ranking 18
18%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

51%

49%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
26/04/2023 10:52:08
Carlos.Eduardo
editou em:
26/04/2023 10:52:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR