Atualmente, jornais, revistas e programas de televisão têm veiculado notícias e debates que retratam opiniões de filósofos, educadores e até mesmo governantes sobre a importância da inclusão escolar. Diante de tantos problemas sociais que o Brasil enfrenta, há quem questiona se um dia será possível superar barreiras como a pobreza, o preconceito, a falta de informação, a escassez de recursos e a má formação de professores para incorporá-la definitivamente nas salas de aula de todo o país. José Raimundo Facíon e outros estudiosos que colaboraram com a produção de Inclusão escolar e suas implicações acreditam que é possível. Tanto que, aqui, eles relatam experiências de sucesso vivenciadas em escolas que assumiram o desafio de abrir as portas e renovar suas estruturas para proporcionar uma educação mais integradora. Voltado a pais e educadores, este livro é reflexivo e motivador. Afinal, contempla etapas e esforços necessários para o sucesso da inclusão escolar, oferecendo elementos para a discussão do que é, de fato, a “exclusão”.