Infância. Entre Educação e Filosofia

Infância. Entre Educação e Filosofia Walter Omar Kohan


Compartilhe


Infância. Entre Educação e Filosofia





Este livro propõe uma experiência para aquele que o escreve e para aquele que o lê. O tema principal é a infância, seu sentido principal é transformar a relação com a infância por meio da Filosofia e da Educação e a relação de quem escreve uma experiência, e de quem lê essa experiência. A preocupação maior é uma prática coletiva e um modo habitual de pensar as várias faces entre infância, Filosofia e Educação, particularmente no campo da Filosofia da Educação. O livro foi divido em duas partes. Na primeira parte, “Filosofias clássicas da Infância”, são estudadas formas de se constituir historicamente um mito em torno da infância. Na segunda parte, “A infância educa a Filosofia”, o autor faz uma afirmação sobre a idéia de infância, não como idade cronológica, mas como uma possibilidade afirmativa do pensar, como uma metáfora da gênese de um novo pensar. Esta imagem é desdobrada em dois momentos: a filosofia grega clássica e a filosofia francesa contemporânea.



O autor está, de alguma forma, propondo um certo conceito de infância que recrie a forma dominante de pensá-la: será uma infância da infância. São conexões entre os conceitos de infância, linguagem, experiência e História. Propostas de uma política da infância que permita pensar uma educação e uma Filosofia abertas e não totalitárias.

Edições (1)

ver mais
Infância. Entre Educação e Filosofia

Similares

(1) ver mais
ABeCedário de Criação Filosófica

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 17
17%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Kemi
cadastrou em:
01/02/2009 17:23:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR