Nesta obra organizamos vinte e uma experiências de atividades em Iniciação Científica desenvolvidas por professores de Ciências da Natureza na Educação Básica, perpassando por todos os níveis, com diversidade institucional e regional brasileira. São experiências e possibilidades formativas que agregam várias potencialidades de natureza teórico-prática e podem ser adaptadas a outras realidades pedagógicas. É uma obra destinada a pesquisadores, professores e iniciantes na área que atuam ou investigam tais práticas na Educação Básica. Nosso objetivo mais amplo da obra é apresentar contribuições advindas de práticas e pesquisas resultantes de atividades de Iniciação Científica em Ciências da Natureza para a prática pedagógica na Educação Básica. Apesar de a obra contemplar experiências em Ciências da Natureza, as visões e propostas apresentadas podem ser expressas a outras áreas de conhecimento, desde que mantenham uma visão interdisciplinar e contextualizada. Não temos uma obra engessada, pronta e acabada, mas um material rico em vivências, direcionado a professores e pesquisadores em Ciências da Natureza, bem como pode ser instrumentalizado à prática da formação de professores.
Comunicação / Didáticos / Técnico / Educação / Ensaios / Não-ficção / Sociologia