Intelectuais e história da educação no Brasil

Intelectuais e história da educação no Brasil Juçara Luzia Leite...


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Intelectuais e história da educação no Brasil


poder, cultura e políticas




A categoria "intelectuais” voltou à cena da historiografia das últimas décadas do século XX, resgatada de um abandono a que tinha sido relegada em virtude da crítica à História de viés positivista, centrada na ação dos “grandes personagens”. A nova abordagem da história intelectual, procurando superar, de um lado, essa perspectiva individualizante e, de outro, a visão da tradicional “história das ideias”, abriu possibilidades de pesquisa que conquistaram espaço na História da Educação. Os estudos vinculados a essa vertente passaram a enfocar aspectos caros à nossa área de pesquisas, tais como: os itinerários de formação dos “intelectuais"; as redes de sociabilidade que engendraram a projeção de intelectuais e que envolviam instituições, publicações, espaços educativos de diversos formatos; a ligação entre intelectuais e a formulação de políticas públicas de educação; as iniciativas de escolarização lideradas por intelectuais; a constituição dos professores como intelectuais; bem como as representações e práticas culturais pertencentes a contextos históricos específicos.
Com toda essa problemática lidam os historiadores que tomam a categoria “intelectuais” como objeto de estudo. A diversidade de fontes utilizadas nas pesquisas revela a inserção das investigações nos debates historiográficos atuais, assim como dá conta da interpenetração com temas correlatos, como impressos e imprensa pedagógica, história das disciplinas escolares, profissão docente. Para além dos textos escritos pelos próprios documentos basilares que justificam a própria existência da categoria, a documentação institucional relativa à formação e atuação, os acervos pessoais quando existentes, além de noticiário em jornais, cartas e outros registros auxiliam na recomposição dos percursos individuais e coletivos.
O presente volume propõe uma aproximação que visa a descortinar a pluralidade de agrupamentos e filiações intelectuais, assim como as formas criadas no diálogo com as correntes e movimentos intelectuais de matriz europeia. Longe da simples transplantação, o que se apresenta aos pesquisadores é a diversidade de perguntas e respostas formuladas por homens em posição de pensar projetos de nação.

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08/06/2013 00:50:15

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