resultado de um grupo de pesquisa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, que realizou, no segundo semestre de 2007, o seminário Interfaces da Comunicação Organizacional, reunindo professores e pesquisadores brasileiros. Dividido em três partes, seu objetivo é fazer reflexão sobre as interseções entre a comunicação e outras áreas do conhecimento, como política, linguagem, sociologia e filosofia, criando uma visão mais ampla e atualizada da comunicação, permitindo uma nova fonte para uso dos pesquisadores.
“O livro tem como objetivo colaborar na construção de uma fundamentação teórica mais consistente para o campo da comunicação, ao levantar discussões sobre as relações entre os fenômenos organizacionais. Com a obra, queremos fomentar um espaço de reflexão e o pensamento sobre as relações entre os fenômenos comunicacionais e os organizacionais, mapeando um terreno de investigação ainda incipiente nas ciências da comunicação, conforme desenvolvido no Brasil até o momento”, diz Ivone de Lourdes.
Assim, delineiam-se na obra pesquisas que incorporam elementos de outras disciplinas das ciências humanas aos estudos da comunicação organizacional, ultrapassando a visão estrita do funcionalismo e da realidade empírica das organizações com fins de lucro, tradicionais pontos de partida para esses estudos. “As interfaces abrem, antes de tudo, novas frentes epistemológicas para o campo da comunicação organizacional justamente porque permitem a visualização e o questionamento de fenômenos da realidade sócio-organizacional e, portanto, comunicacional historicamente negligenciados pelas teorias comunicacionais e também pelas teorias administrativas”, completa Ana Thereza Nogueira.