Introdução à História da Filosofia 2

Introdução à História da Filosofia 2 Marilena Chaui


Compartilhe


Introdução à História da Filosofia 2


As Escolas Helenísticas




Nesta aguardada e inédita segunda parte da Introdução à história da filosofia, Marilena Chaui aborda as escolas helenísticas. O rigor dos conceitos filosóficos se combina à leveza do texto, convidando novos leitores a entrar no universo da filosofia, árduo na exigência de reflexão e, ao mesmo tempo, de incomparável beleza.
Marilena Chaui é uma atuante pensadora do Brasil contemporâneo. Sua vasta produção inclui estudos sobre Espinosa, Merleau-Ponty, democracia, cultura e ideologia.
Introdução à história da filosofia é uma série didática cujo primeiro volume - publicado originalmente em 1994, depois revisto, ampliado e relançado pela Companhia das Letras em 2002 - já é uma referência nos estudos de filosofia antiga. Planejada em quatro partes, a obra constituirá um verdadeiro compêndio da cultura filosófica universal, dos pré-socráticos até os pensadores modernos.
Neste segundo volume, Chaui faz uma explanação apaixonante das reflexões filosóficas desenvolvidas no período helenístico da história da humanidade (séculos III a.C. a III d.C.): explora a complexidade das diferentes escolas helenísticas do período imperial - de origem latina -, apresentando o pensamento de filósofos como Cícero, Sêneca e Sexto Empírico. Com todo o seu rigor, trata-se de uma obra clara, iluminadora, escrita na intenção de manter-se acessível ao público não especializado. O resultado é uma leitura prazerosa e estimulante. Ao mesmo tempo, o enfoque sistemático e pedagógico não perde a contundência e a profundidade do tom crítico com que a autora estabelece discordâncias e aproximações com outros historiadores da filosofia.
À parte seu caráter didático, o livro também é uma espécie de acerto de contas com certa história da filosofia que, por diversas vezes, obscureceu a importância das escolas estudadas, medida pelo grau de novidade que suas visões de mundo traziam em relação ao período anterior. A influência dos elementos orientais absorvidos pelo helenismo assinala, segundo Chaui, a proximidade do convívio entre os pensadores abordados com a cultura de lugares como a Síria, a Índia e o Egito.
A obra é enriquecida por um glossário de termos gregos e latinos, mapas e ilustrações.

Edições (1)

ver mais
 Introdução à História da Filosofia 2

Similares

(8) ver mais
Introdução a História da Filosofia
Boas-vindas à Filosofia
Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro
Hegel e a Sociedade Moderna

Estatísticas

Desejam16
Trocam1
Avaliações 4.3 / 18
5
ranking 56
56%
4
ranking 33
33%
3
ranking 6
6%
2
ranking 0
0%
1
ranking 6
6%

70%

30%

davidxlima
cadastrou em:
18/11/2010 02:58:29