Introdução à Linguística

Introdução à Linguística Adelaide H. P. Silva


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Introdução à Linguística





Minha intenção, ao escrever esta Introdução à Linguística, é trazer uma breve apresentação dos pressupostos que deram origem a essa ciência, expostos por Ferdinand de Saussure em seu Curso de Linguística Geral - obra fundadora da área - e pelas noções básicas da teoria chomskyana.

Venho expor os pressupostos dos dois paradigmas mais utilizados na Linguística, desde sua fundação como ciência, e as bases de algumas de suas disciplinas para, a partir desse conhecimento, desenvolver duas questões centrais: como atua a Ciência Linguística e como ela pode dialogar com outras áreas do conhecimento.

Para percorrer esse caminho, apresento e analiso dados da língua portuguesa (pelo simples fato de esta ser a língua de domínio comum aos leitores desta obra), dando-lhes um tratamento descritivo e, por vezes, buscando desconstruir algumas impressões equivocadas disseminadas pelo senso comum. Esses dados linguísticos formam a base empírica para exemplificar como a Linguística funciona. É claro que, embutidos nessas considerações, estarão elementos inspirados em Saussure, Chomsky e outros autores.

Ainda nesse caminho, apresento a possibilidade de diálogo entre Linguística e outras áreas do conhecimento, como o ensino e a aprendizagem de línguas ou a Ciência da Computação. Tal preocupação - o cerne desta obra - se justifica pelo fato de que, em um momento em que tanto se fala de multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, a Linguística presta-se muito bem a essas perspectivas, justamente porque a linguagem perpassa todas as atividades humanas.

Compreender a linguagem pode nos levar, por consequência, à compreensão de muitos fatos que nos cercam, e pode levar ao desenvolvimento de novos e melhores métodos para o processo de ensino-aprendizagem da nossa língua materna ou de uma língua estrangeira. Esta, aliás, é uma questão primordial: o ensino de língua portuguesa nas escolas carece ser melhorado e repensado, conforme evidenciam índices educacionais de naturezas diversas. Ao mesmo tempo, ensinar português brasileiro a estrangeiros tornou-se um desafio urgente, em razão da onda migratória que traz ao país refugiados de várias etnias.

Por outro lado, o desenvolvimento de aparatos tecnológicos, como sistemas de síntese e reconhecimento de fala - base de dispositivos como GPS ou de assistentes pessoais -, se vale das descrições de língua e do conhecimento sobre a estrutura de língua que uma abordagem linguística proporciona, a fim de obter sistemas cada vez mais sofisticados.

Ao mesmo tempo que busco ressaltar a importância do diálogo entre Linguística e outras áreas, como uma estratégia proveitosa para o desenvolvimento de ferramentas variadas que envolvem línguas naturais, argumento sobre a pertinência desse diálogo para a própria Linguística, na medida em que ele pode fornecer diferentes subsídios para o teste de hipóteses sobre funcionamento e processamento de línguas naturais. Isso, ao fim e ao cabo, pode resultar em um refinamento de modelos linguísticos e, consequentemente, em uma melhor compreensão do objeto de estudo da Linguística.

Como todo manual, este é o início da incursão por uma área que, no nosso caso, é a Linguística. Por essa razão, procurei oferecer uma farta bibliografia, com vistas a que o leitor possa recorrer a outras produções, caso queira enveredar de modo mais aprofundado por uma área específica. Ao percorrer o caminho que esta introdução enseja, espero que o leitor perceba a Linguística como um campo de estudos vasto, promissor e fascinante.

Didáticos / Técnico

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