Invenções de si em histórias de amor: Lota e Bishop

Invenções de si em histórias de amor: Lota e Bishop Nadia Nogueira


Compartilhe


Invenções de si em histórias de amor: Lota e Bishop





Lota Macedo Soares morava em Nova York em 1942 com sua companheira Mary Morse. Fazia cursos no Museu de Arte Contemporânea e dali extraía idéias para serem aplicadas no Brasil. Nesse período conheceu Elizabeth Bishop, uma poetisa muito tímida, que sonhava conhecer o sul da América.

Em 1951 Bishop veio ao Rio, Lota levou-a para conhecer a casa que estava sendo construída em Samambaia, Petrópolis. O encantamento inicial pela natureza se intensificou com a declaração do amor de Lota e os cuidados dos brasileiros com sua saúde, após uma crise alérgica provocada pela mordida em um indigesto caju. De 1951 e 1967, essas mulheres construíram uma relação de amor marcada por uma constante “reinvenção de si”, através do cuidado consigo mesmas e com a outra. Lota supervisionou as obras do Parque do Flamengo, o Aterro; Elizabeth escreveu muito nestes anos, talvez sua melhor produção de contos e poesias.

Este trabalho busca também resgatar o silêncio histórico a que estiveram submetidas as relações homoeróticas femininas, bem como desconstruir o discurso médico legal, que diagnosticou as mulheres envolvidas em tais relações como nocivas ao convívio social.

Lota e Bishop não foram as únicas a criarem tais laços afetivos e sexuais. Outras mulheres construíram espaços alternativos de encontros na Cidade Maravilhosa como o Alcazar, espaço de encontros entre mulheres que amam mulheres bastante reservado e ainda hoje existente na Avenida Atlântica, o Alfredão, já mais explícito, hoje inexistente e o Bar da Fernanda, na Tijuca, onde se encontravam as conhecidas. Ainda há muito a ser explorado no Rio de Janeiro dos anos 1950 e 1960, e essa é apenas uma pequena parte dessa história.

Edições (1)

ver mais
Invenções de si em histórias de amor: Lota e Bishop

Similares

(1) ver mais
Flores Raras e Banalíssimas

Vídeos Invenções de si em histórias de amor: Lota e Bishop (1)

ver mais
TRIBUNA LIVRE - A ESCRITORA NADIA NOGUEIRA

TRIBUNA LIVRE - A ESCRITORA NADIA NOGUEIRA


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 6
5
ranking 50
50%
4
ranking 17
17%
3
ranking 33
33%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Sil
cadastrou em:
12/02/2010 11:09:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR