Ipotesi

Ipotesi Silvina L. Carrizo...


Compartilhe


Ipotesi


Revista de Estudos Literários - v. 14 - n.2




Eventos nas áreas da política (estreitamento das relações oficiais do Brasil com nações africanas), do desporto (realização do Campeonato Mundial de Futebol, patrocinado pela FIFA, na África do Sul) e da cultura (divulgação das polêmicas em torno do acordo ortográfico entre os países falantes de língua portuguesa; da Lei 10.639 que tornou obrigatório o ensino de História da África nas instituições de ensino públicas e privadas; da UNILAB – Universidade Luso-Afro-Brasileira, sediada em Redenção, no Ceará e do segundo Back Two Black – Festival da Cultura Negra, em agosto de 2010, no Rio de Janeiro), apenas para citar algumas iniciativas recentes, têm colocado o continente africano na ordem do dia dos meios de comunicação brasileiros. Isso contribui para que outras imagens do continente africano, diferentes daquelas fixadas pelas ideologias da colonização, sejam configuradas dentro e fora do próprio continente.
Na área dos estudos acadêmicos, especificamente na dos estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa sustentados pelas Faculdades de Letras, esse panorama se desdobra há mais de duas décadas. Graças à atuação de docentes e discentes interessados numa maior e mais qualificada aproximação com a História e a Literatura articuladas do outro lado do Atlântico, o campo de estudos das literaturas mencionadas tem se consolidado. Prova disso é a gradativa inclusão de disciplinas de literaturas africanas de língua portuguesa nos cursos de graduação e de pós-graduação em Letras, a formação de grupos de pesquisa, a organização de simpósios e seminários e a publicação de obras de referência que acenam, com frequência, para a necessidade de se viabilizar o acesso de críticos, editores e leitores a esse importante acervo literário.
Sob essa perspectiva, organizou-se o presente número da Revista Ipotesi, na expectativa de reunir uma vez mais pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras, visando também o fortalecimento da área de estudo da diáspora africana e cultura afrobrasileira na graduação e na pós-graduação da UFJF. Destaca-se, neste número, um dossiê crítico sobre as literaturas africanas contemporâneas escritas em diferentes idiomas. Os artigos selecionados abordam, sob variadas perspectivas teóricas, temas como o caráter pós-colonial das literaturas africanas, a crítica ao conceito de literatura pós-colonial, as relações entre literatura e identidade nacional, os diálogos e rupturas das literaturas africanas com as literaturas ocidentais e as articulações específicas de formas e temas das literaturas africanas.

Edições (1)

ver mais
Ipotesi

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Iarima
cadastrou em:
15/09/2012 18:29:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR