Irmã Dulce

Irmã Dulce Gaetano Passarelli


Compartilhe


Irmã Dulce


O anjo bom da Bahia




O livro conta a admirável vida de Irmã Dulce, uma mulher de aparência frágil e humilde, mas cuja fortaleza espiritual a enchia de energia quando se tratava de socorrer os mais necessitados.
Nascida em 26 de maio de 1914, Maria Rita de Sousa Lopes Pontes ficou órfã de mãe aos 7 anos, mas teve uma infância alegre, marcada pela fiel torcida ao Esporte Clube Ypiranga de futebol. A partir dos 13 anos, porém, influenciada pela tia Madalena, que lhe recordou de seus deveres como cristã, e impressionada pela condição miserável da população pobre de Salvador, passou a acolher mendigos e doentes em casa, sentindo o despertar do desejo de se dedicar à vida religiosa. O pai ainda tentou dissuadi-la e conseguiu protelar sua partida até a conclusão do curso Normal. Mas a decisão estava firmemente tomada e, assim que cumpriu o desejo paterno, ela deixou a casa e a família para entrar para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Aos 20 anos, no dia 15 de agosto de 1934, consagrou-se a Deus com os votos religiosos e recebeu o nome de Dulce, em homenagem a sua mãe. Sua vida, desde então, foi de devoção aos pobres, enfermos e abandonados, seguindo o lema "amar e servir".
Escrito por Gaetano Passarelli, consultor histórico da Congregação da Causa dos Santos, o livro narra a trajetória iluminada dessa serva de Deus em sua obstinada luta pelas questões sociais, apesar da saúde frágil, mantendo uma confiança inabalável na Providência Divina. Fala também sobre a visita do Papa João Paulo II, sobre as Obras Sociais Irmã Dulce - um complexo de 15 núcleos, que prestam atendimento nas áreas de saúde, assistência social, educação, ensino e pesquisa médica - e sobre a comoção que tomou conta não apenas da Bahia, mas de todo o país quando, em 13 de março de 1992, Irmã Dulce partiu para a Casa do Pai.
Após ter sido declarada "Venerável" pelo Papa Bento XVI, em abril de 2009, em reconhecimento de suas virtudes cristãs de fé, esperança e caridade vividas em grau heroico, e enquanto se aguarda o cumprimento da última etapa do processo pela beatificação, Paulinas Editora lança o convite a conhecer melhor este "anjo bom da Bahia" e seu exemplo de fé e vida.

Edições (2)

ver mais
Irmã Dulce
Irmã Dulce: o anjo bom da Bahia

Similares

(2) ver mais
Irmã Dulce, a santa dos pobres
Além da Fé

Resenhas para Irmã Dulce (3)

ver mais
on 25/7/20


Uma boa leitura sobre as obras de Santa Dulce e de como a caridade e o amor podem ajudar o próximo.... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam1
Avaliações 4.3 / 36
5
ranking 49
49%
4
ranking 38
38%
3
ranking 11
11%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Luis Netto
cadastrou em:
21/06/2010 15:01:46

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR