James Bond, em 007 Contra o Foguete da Morte

James Bond, em 007 Contra o Foguete da Morte Christopher Wood...

Compartilhe


James Bond, em 007 Contra o Foguete da Morte


James Bond and Moonraker




James Bond, em 007 Contra o Foguete da Morte: a novelização do Roteiro do Filme de Christopher Wood: Moonraker é um filme franco-britânico de acção, aventura e ficção científica de 1979, o 11.º da série James Bond com Roger Moore no papel do agente secreto. Conhecido em Portugal por 007 - Aventura no Espaço, e no Brasil, como 007 contra o Foguete da Morte, o filme retrata uma aventura épica de James Bond no Espaço em que o agente secreto tem por missão destruir cúpulas de orquídeas negras que, se entrassem na Terra, causariam o fim da humanidade.

Moonraker, que segue o estilo cinematográfico de Guerra das Estrelas, foi realizado por Lewis Gilbert e produzido por Albert R. Broccoli e Michael G. Wilson.

Nos créditos finais de The Spy Who Loved Me, o produtor anunciava que a próxima aventura seria For Your Eyes Only mas o aumento de filmes de ficção científca como Star Wars fez mudar a decisão de Broccoli e da United Artists (UA) e adaptam o terceiro romance de Fleming. Porém, mudam praticamente todo o conteúdo a não ser o nome do vilão e pouco mais. No livro original, Bond intercepta um rocket lançado contra Londres mas os responsáveis afirmam que esta história não teria grande projecção. O desenhista Ken Adam regressa à direcção artística para desenhar os mais variados cenários. O filme mostra ambição à equipa mas Broccoli quer basear-se na realidade e não criar um filme de ficção científica.

Na procura de localidades, o director executivo da UA viaja até o Nepal e a Índia mas não encontraria os elementos certos para a produção até que Broccoli viaja até o Brasil visitando as Cataratas do Iguaçu e aí decide em produzir o filme naquele país. Embora o argumento ainda não estava escrito, a equipa grava o carnaval do Rio de Janeiro. Para a sequência dos mini-aviões, a equipa viaja até o estado de Oklahoma. O plano foi primeiramente abandonando mas recuperado para filme Octopussy. Por fim, em Veneza, Broccoli decide em pegar mais uma vez a cidade para a série e divulga o orçamento disponível para o filme, 32 milhões de dólares, um dos maiores da altura.

Em Paris, o produtor começa a entrevistar vários actores. Michael Lonsdale é contratado para interpretar o papel de Drax. Dado que o filme é uma co-produção anglo-francesa os responsáveis teriam que ter um actor gaulês. Lois Chiles é designada para o papel de Dr. Goodhead, uma cientista da CIA que mudou o esterótipo da mulher nos anos '70. Toshiro Suga inerpreta Chang, o guarda-costas de Drax. Richard Kiel, a pedido de muitos fãs, regressa neste filme que passa gradualmente a aliado de Bond.

A 11 de Agosto de 1978, as filmagens têm oficialmente o seu início nos estúdios Epinay, em França, com a cena da grande câmara do centro de controlo de Drax. Na terceira semana, é filmada a cena com uma centrifugadora espacial onde os produtores franceses recusavam trabalhar durante os fim-de-semanas. A 25 de Setembro, a equipa filma em Veneza o cenário do escritório de M no Brasil e prepara a cena de acção com a gôndola onde preparam quatro gôndolas para realizar a sequência. M teria a sua última aparição pela mão de Bernard Lee na série de Bond.

Ken Adam prepara cenários ultra-futuristas, uma das razões do grande sucesso da série. O filme é marcado por uma série de recordes tais com o confronto entre Bond e Chang na qual batem um recorde da quantidade de vidro partido numa única cena; na maior simulação de gravidade zero no maior estúdio criado em França. Depois do Natal em Paris, a unidade viaja até o Rio de Janeiro e aproveita a chegada de Moore para filmar o concorde da viagem de Bond. Na cidade é filmada uma das cenas mais arriscadas: a luta entre Moore e Jaws por cima do teleférico. A unidade é dividida em duas, uma delas para recriar o carnaval do Rio e outra para filmar as cataratas de Iguaçu. Por fim, com a ajuda de Derek Mendings e sem a ajuda de computadores modernos, são filmados várias cenas dos vaivéns espaciais e a batalha espacial nos estúdios da Pinewood. Todos os efeitos especiais levem uma nomeação por parte da Acadmia dos Óscars de Hollywood.

O filme, com o slogan Outer Space now belongs to 007 (O Espaço pertence agora a 007), filmado em sete países, quatro estúdios diferentes e com uma despesa superior aos seis primeiros filmes juntos, é estreado no Verão de 1979 esmagando mais um recorde de bilheteiras.
====
https://pt.wikipedia.org/wiki/Moonraker

Aventura / Cinema / Crime / Distopia / Drama / Ficção científica / Literatura Estrangeira / Romance policial / Suspense e Mistério

Edições (3)

ver mais
007 contra o foguete da morte
James Bond, em 007 Contra o Foguete da Morte
007 contra o foguete da morte

Similares

(21) ver mais
Moonraker
007 - O Foguete da Morte
007 Contra Pequim
Missão Suicida no Espaço

Resenhas para James Bond, em 007 Contra o Foguete da Morte (2)

ver mais
007 contra o foguete da morte

Hugo Drax é uma incógnita... Empresário de sucesso, trapaceiro de bridge. Durante a construção do foguete "Explorador da Lua", um de seus funcionários é assassinado e o outro, que o matou, se suicida. O que estará acontecendo na empresa de Drax? Para descobrir o que está havendo, Bond é enviado para garantir a segurança do foguete. E o que ele descobre, é assustador...... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam4
Avaliações 3.2 / 48
5
ranking 13
13%
4
ranking 29
29%
3
ranking 33
33%
2
ranking 17
17%
1
ranking 8
8%

60%

40%

orffeus
cadastrou em:
26/10/2013 13:43:00
orffeus
editou em:
17/05/2023 16:19:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR