Janeiro

Janeiro Sara Gallardo


Compartilhe


Janeiro





No Norte da Argentina, na metade do século passado, argentinos e imigrantes trabalham na terra e com a terra em pleno verão ardente, sob uma aparente calma. É preciso cultivar os grãos, levar o gado para pastar, ordenhar as vacas, domar cavalos, cuidar dos porcos e da vida alheia. É quase um hábito, assim como separar feijões, estender a roupa e dividir o mate. Por causa disso, a protagonista de Janeiro, uma adolescente de dezesseis anos chamada Nefer, anda muito angustiada. Desde o começo da trama, ela vive o terror de: o que será que vão pensar?

Nefer foi estuprada e está grávida. Assim sabemos, de uma vez, do mesmo modo que arrancamos um curativo da pele. E como lidar com uma situação dessas e, ainda por cima, em uma comunidade que não tem e/ou nega acesso à informação, à saúde e a qualquer possibilidade de afeto? Logo chegará o tempo da colheita e, com ela também a barriga prenha, por conta disso, o corpo de Nefer, quase impróprio, só espera mesmo por um milagre.

Sara Gallardo, autora de Janeiro – sua primeira obra publicada e ainda nos anos 1960 na Argentina – provavelmente não sabia o quanto sua obra ganharia o mundo e se tornaria um marco na literatura nacional não só pela subversão da tradição naturalista/realista, mas também por trazer à luz alguns temas fundamentais muito antes de que estes se tornassem pautas urgentes na boca de todes.

A tradução chega ao Brasil em boa hora. Em tempos de gritos de ofensa e correntes “à favor da vida” em porta de hospital, onde uma menina grávida por estupro é operada, o romance nos traz a perspectiva da vítima, que, com a voz possível, nos emociona enquanto busca, nos detalhes do cotidiano, um respiro, uma distração para a ternura.

Maria Ellen Vasconcellos

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Janeiro
Enero

Similares


Resenhas para Janeiro (4)

ver mais
Muito prazer, Sara Gallardo...
on 31/7/22


Antes de mais nada preciso dizer a alegria que é ler a obra de Gallardo. Sara Gallardo foi uma escritora argentina bastante ignorada por seus contemporâneos, só tendo sido "resgatada" e celebrada bem recentemente. "Janeiro" foi seu primeiro romance, publicado na Argentina em 1958, e no Brasil apenas em 2021. Então, para além da história contada, poder ter acesso e ler o livro de uma grande escritora latino-americana, até então relegada ao ostracismo, é para mim motivo de muita comemor... leia mais

Vídeos Janeiro (1)

ver mais
Janeiro, de Sara Gallardo | Um livro e tanto de estreia na literatura

Janeiro, de Sara Gallardo | Um livro e tanto


Estatísticas

Desejam18
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.8 / 37
5
ranking 30
30%
4
ranking 35
35%
3
ranking 32
32%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Jenifer
cadastrou em:
26/08/2021 17:14:05
Jenifer
editou em:
26/08/2021 17:14:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR